Em reunião nesta terça-feira, dia 12, a FIESC e representantes das federações de trabalhadores nas indústrias de SC firmaram o compromisso de unir esforços em torno de iniciativas focadas na continuidade das operações industriais e na manutenção dos empregos nas empresas impactadas
Florianópolis, 12. 08.2025 - Preocupados com os impactos decorrentes da aplicação das tarifas de 50% pelos Estados Unidos, a Federação das Indústrias (FIESC) e as federações de trabalhadores nas indústrias de Santa Catarina firmaram o compromisso de unir esforços de cooperação em torno de iniciativas que contribuam para a preservação do mercado externo, a continuidade das operações industriais e a manutenção dos empregos nas empresas impactadas. O documento foi assinado nesta terça-feira, dia 12, em Florianópolis.
"O encontro foi muito importante porque reforça a importância das federações, tanto de trabalhadores, quanto das indústrias, sobre o papel essencial que devem exercer neste momento de crise, negociando para mitigar os efeitos. Isso é especialmente relevante se medidas extremas, como demissões em volume expressivo ou de redução de jornada, se fizerem necessárias, caso as tarifas elevadas se mantenham por bastante tempo", resumiu o presidente da FIESC, Gilberto Seleme. “Queremos preservar os empregos, mas estamos sentindo muito os impactos”, afirmou ele, que é industrial do ramo madeireiro, um dos mais afetados pelo tarifaço.
Seleme destacou, ainda, que a indústria catarinense tem crescido muito e se internacionalizado. “Não podemos perder essa competitividade que construímos ao longo de muitos anos”, alertou.
Os representantes dos trabalhadores também demonstraram preocupação com o cenário. Osvaldo Mafra, da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados disse que a entidade quer colaborar. “Estamos preocupados com os empregos. Nossa luta é buscar soluções conjuntas, onde todos tenham seus direitos e valores preservados."
Idemar Antônio Martini, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de SC, salientou a importância de entender o momento. “É a primeira federação de indústria que chama os trabalhadores para discutir um tema que é recente. Me sinto lisonjeado em participar desta pauta”, declarou. Já Ewaldo Gramkow, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de SC, apoiou a iniciativa e disse que quer encontrar soluções para que o impacto seja o menor possível. Também apoiam a iniciativa a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de SC e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas.
Peso das exportações aos EUANo encontro, o economista-chefe da FIESC, Pablo Bittencourt, disse que os EUA são o principal parceiro comercial de SC e que a economia catarinense é uma das mais impactadas, com perda estimada de cerca de 1,5 bilhão no PIB. Atualmente, 826 companhias do estado exportam para os Estados Unidos.
No ano passado, SC exportou US$ 1,7 bilhão. Apesar de algumas empresas de Santa Catarina terem operações em solo norte-americano e poderem fornecer a partir de lá, elas deixam de gerar empregos em Santa Catarina e de investir no estado.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Destaca-se a presenças de Gilberto Seleme / presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina; Luiz Carlos Schukosky / vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de SC; Ewaldo Gramkow / presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústria Metalúrgica, Mecânicas e de Material Elétrico de SC; Idemar Antonio Martini / presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de SC; Moacir José Effting / presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de SC.
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário