logo RCN

Governo do Estado

Governo do Estado é parceiro na implantação de Centro Cultural em Vargem Bonita

 

Vargem Bonita (6/2/2007) - Uma volta às origens. Desta forma pode ser definida a visita que o governador Luiz Henrique e o vice-governador Leonel Pavan fizeram nesta terça-feira (6) ao distrito de Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita, para a inauguração do asfalto que dá acesso a Irani Celulose, pertencente ao Grupo Habitasul, e da Casa de Cultura Irani Celulose, com a restauração da casa do pioneiro Alfredo Fedrizzi, fundador da indústria e criador da vila, onde moram os trabalhadores da companhia criada no início da década de 40.

A solenidade teve momentos emocionantes, como a presença dos familiares do fundador. Em seu discurso, Luiz Henrique enalteceu o trabalho desbravador do fundador da empresa, destacando que o jornalista Nestor Fedrizzi, filho de Alfredo, foi um dos pioneiros da televisão em Santa Catarina, ao participar da implementação da antiga TV Coligadas no Estado.

O chalé em estilo colonial onde morou o fundador da Irani Celulose foi totalmente restaurado com recursos do Funcultural e abriga o acervo de objetos utilizados pelos pioneiros. Além do museu, no local vão funcionar oficinas culturais para preservar e difundir a cultura da região, conhecida pela Guerra do Contestado.

O diretor da Irani Celulose, Péricles Druck, agradeceu o apoio do poder público e destacou que a empresa está fazendo investimentos para duplicar sua capacidade de produção, gerando mais impostos e postos de trabalho a partir do próximo ano, quando estarão concluídos os trabalhos de ampliação da unidade fabril. Anunciou também que a BBC, emissora de televisão inglesa, está produzindo um documentário sobre energia limpa e desenvolvimento sustentável no Brasil e uma das empresas visitadas foi a unidade da Irani em Vargem Bonita.

 

Anterior

Procissão

Próximo

Vaz & Amazon

Deixe seu comentário