logo RCN

Governador preside ato ambiental termelétrica

Governador preside ato de licenciamento ambiental para termelétrica no Sul do Estado

      Florianópolis (10/1/2008) - O governador Luiz Henrique presidiu nesta quinta-feira (10) o ato de entrega da Licença Ambiental Prévia (LAP), emitida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), à Usina Termelétrica Sul Catarinense (Usitesc), que será construída em Treviso. ?Esse empreendimento vai acelerar o desenvolvimento na região Sul do Estado, hoje carente de novos investimentos?, disse o governador.

O projeto da Usitesc prevê para a termelétrica capacidade instalada de 440 megawatts, consumo de 2,3 milhões de toneladas de carvão por ano e a produção de 320 mil toneladas de sulfato de amônio por ano (utilizado como fertilizante). O empreendimento vai gerar cerca de 700 empregos diretos e aproximadamente cinco mil indiretos, recebendo um investimento de R$ 600 milhões.

O governador ainda destacou a importância do carvão como matriz energética, afirmando que já determinou à SC Gás estudos para transformação em combustível para automóveis. ?Estamos hoje dando o primeiro passo para que esse investimento se torne realidade?, enfatizou, salientando o trabalho desenvolvido pelo órgão ambiental.

Para o presidente da Fatma, Carlos Leomar Kreuz, o projeto da Usitesc se constitui em um novo patamar tecnológico para o setor, racional em termos de recursos hídricos e utilização de rejeitos. ?Cada vez que entregamos uma licença ambiental, estamos certificando que esse empreendimento está de acordo com a legislação e isso significa que o desenvolvimento econômico está andando junto com o meio ambiente?, justifica.

O presidente da Usitesc, Alfredo Gazolla, afirmou que usina, além da geração de energia, também vai produzir insumos para a agricultura e para a indústria de cimento. Para Gazolla, a participação do Governo do Estado foi fundamental para que a empresa obtivesse essa licença. ?Além disso, esse empreendimento tem toda uma preocupação ambiental porque vai tirar do meio ambiente o rejeito que hoje é poluente?, explicou.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Articulação, Ivo Carminatti; o presidente da Celesc, Eduardo Pinho Moreira; o presidente do Sindicato das Indústrias do Carvão, Rui Hülse; os deputados estaduais Clésio Salvaro e Ada De Lucca; além de lideranças políticas e empresariais do Sul do Estado.

 

Fundação do Meio Ambiente

 

Governador Luiz Henrique preside o ato de entrega da Licença Ambiental Prévia (LAP), emitida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) à Usina Termelétrica Sul Catarinense (Usitesc) que será construída em Treviso - Florianópolis, 10/1/2008 - Foto: Neiva Daltrozo / SECOM


 

Anterior

Terapia alternativa

Próximo

Vista Alegre conquista títulos

Deixe seu comentário