logo RCN

Garante Oeste / SC consolida atuação com trabalho voluntário

  • - Presidente da GaranteOeste-SC, Renato Behm, ressalta a importância do trabalho voluntário na entidade.

Sociedade de Garantia de Crédito (SGC Garante Oeste-SC)

Com sede em Chapecó, a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC GaranteOeste-SC) foi fundada em maio de 2014 com o objetivo de elevar a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas. Sua missão é emitir cartas de garantia de crédito para facilitar a concessão de financiamentos e diminuir os encargos financeiros dos pleitos de micro e pequenos empreendedores que buscam capital de giro e investimentos nas instituições financeiras.

Os fundos de aval são aportados pelo Sebrae, recursos próprios e de convênios. No caso de inadimplência do tomador do crédito, a GaranteOeste-SC paga o valor equivalente à carta de garantia emitida para a instituição financiadora, sendo uma segurança de recebimento do financiamento por parte da instituição financeira, pois diminui o risco e o aporte de provisões ao Banco Central. Por isso pode reduzir os juros e beneficiar o tomador.

A GaranteOeste-SC conta com quatro funcionários e um consultor credenciado ao Sebrae/SC que atuam na sede da entidade, em Chapecó. O trabalho da diretoria é voluntário e a ideia é fazer com que as micro e pequenas empresas (MPEs) e os microempreendedores individuais (MEIs) tenham condições de acessar o crédito com menor taxa de juros tendo em vista que uma das funções é conceder uma carta de fiança (aval). "A GaranteOeste-SC intermedia empresas e instituições financeiras e fica como garantidora das operações, assegurando seu pagamento em caso de inadimplência. Com isso não há risco para a instituição financeira e taxa de juros para o cliente reduz substancialmente", ressalta o presidente Renato Behm.

Atualmente, cerca de 30 pessoas trabalham voluntariamente. Além da presidência e vice-presidência, os demais membros do Conselho de Administração e o Conselho Fiscal que representam vários municípios do Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina trabalham de forma espontânea e divulgam as ações da entidade em suas cidades. "Temos voluntários de praticamente todos os municípios onde atuamos", realça Renato.

Na visão de Renato, o trabalho voluntário é fundamental para a Sociedade Garantidora de Crédito se manter e continuar tendo sucesso e respaldo na comunidade. "Essas pessoas desempenham papel importante como conselheiros e divulgadores da GaranteOeste-SC que vem obtendo visibilidade, mas que ainda tem muito espaço para tornar-se mais conhecida. Precisamos fazer um trabalho para que as pessoas compreendam sua finalidade que é desenvolver os pequenos negócios com alternativas de recursos de instituições financeiras que normalmente não conseguiriam".

A atual comissão de voluntários foi eleita em abril e representa uma conquista importante para a Sociedade de Garantia de Crédito. "Acredito que formar uma diretoria com pessoas que têm bastante credibilidade em vários municípios é um aspecto importante para que a GaranteOeste/SC continue tendo respaldo".

Ademir Weschenfelder possui formação na área de análise de crédito e atua como voluntário da GaranteOeste/SC. "Contribuo como membro do Comitê de Crédito, formado por um grupo de voluntários que analisam as propostas de pedido de carta de garantia de crédito, de micro e pequenas empresas para que obtenham recursos financeiros ao fomento de seus negócios. A intenção é contribuir para a geração de empregos e renda ao conceder carta de crédito a pessoas de boa índole, bom caráter, merecedoras do recurso", destaca ao complementar que são seguidos critérios técnicos e com o voto da maioria dos participantes.

"Desejamos minorar perdas por eventual inadimplência e atender a quem merece. Estamos na expectativa de regulamentação pelo Banco Central a fim de termos acesso ao Sistema de Informações Banco Central (Sisbacen) e critérios oficiais definidos. Gostaríamos que o sistema cooperativo entendesse que as Garantidoras não têm fins lucrativos. Não são concorrências. São trabalhos sociais! ", enfatiza Ademir.

Outra conquista importante, segundo Renato, está relacionada ao convênio com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) que oportuniza oferecer créditos com taxas atrativas na faixa de 1.25% ao mês para quem se enquadra nos critérios exigidos pelo BRDE. "São operações com aval justamente para fomentar as micro e pequenas empresas. É uma operação um pouco mais complexa, porém, possui taxa de juro interessante e esse convênio vai alavancar ainda mais a procura pela entidade", completa Renato.

Atualmente, o País conta com cerca de 14 SGCs e três estão em Santa Catarina. Elas estão se expandindo e representam alternativas interessantes aos pequenos negócios. "O apoio do Sebrae que aporta recursos é fundamental para seu desenvolvimento. Aqui temos uma admiração e respeito pelo trabalho do gerente regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani e sua equipe que tiveram papel fundamental para tornar realidade a GaranteOeste. O Sebrae representa um grande fomentador da nossa SGC", pontua Renato.  

Sobre a GaranteOeste

As operações da GaranteOeste/SC iniciaram com a união da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) e a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec). Atualmente, seu Conselho Administrativo e Fiscal é formado por representantes da Facisc e suas 18 Associações Comerciais, Sicoob, Sicredi e Cresol, além do Sebrae/SC com as coordenadorias regionais oeste e extremo oeste. 

Atualmente são atendidas 870 empresas que criaram mais de 275 empregos. De 2015 a 2019 foram concedidas 890 cartas de crédito com valor de operação de cerca de R$ 41 milhões e mais de R$ 28 milhões de valor de garantia. Renato Behm é o terceiro presidente da GaranteOeste-SC que também teve à sua frente os empresários Sérgio Perondi e Edemar Ernesto Damschi.

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Santa Catarina registra segunda morte em humanos por febre amarela Anterior

Santa Catarina registra segunda morte em humanos por febre amarela

Unoesc obtém bons resultados nas disputas dos Jogos Universitários Catarinenses Próximo

Unoesc obtém bons resultados nas disputas dos Jogos Universitários Catarinenses

Deixe seu comentário