Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
FREI BRUNO MAIS PERTO DA BEATIFICAÇÃO
XVIII Romaria penitencial Frei Bruno
Joaçaba - A quantidade de participantes da XVIII Romaria penitencial Frei Bruno, superou as edições anteriores. O evento ocorreu no último domingo, 24 de fevereiro, quando romeiros de vários pontos do país caminharam da Catedral Santa Terezinha até Cemitério Municipal. Cálculos da Polícia Militar apontam para algo em torno de 50 mil pessoas. Porém, tão importantes quanto à quantidade de romeiros, foram alguns detalhes que permearam o evento. Entre eles, as afirmações do celebrante, Frei Carlos, de Pato Branco-Pr, representante do Provincial, de São Paulo. De forma enfática e entusiasmada, ele destacou o perfil bondoso, humilde e prestativo de Frei Bruno, como verdadeiro missionário do bem, merecedor, do reconhecimento da Igreja. Suas palavras foram reforçadas por todos os demais religiosos que se pronunciaram, entre eles os párocos de Joaçaba e de Luzerna, os quais reafirmaram o propósito de acompanhar e incentivar o povo católico da região que já considera Frei Bruno como santo. ?Temos que agir com prudência. Um passo de cada vez. Mas, pessoalmente, acredito que a beatificação de Frei Bruno vai acontecer, por mais que demore, mas vai acontecer.? Frisou Pe. Luiz Carlos Bortolozzo, responsável pela Paróquia Santa Terezinha, de Joaçaba e um dos mais fervorosos devotos de Frei Bruno.
Além das cenas previsíveis, como pessoas descalças, doentes em busca de cura, gente emocionada agradecendo por graças recebidas, políticos buscando um lugar na primeira fila, etc, foi notável a evolução da organização do evento, com estrutura ampliada e com brilho inegável da equipe de liturgia e canto. Nove instrumentistas davam o tom de cada hino, ampliando a emoção de toda missa campal. O Hino de Frei, em seu quarto ano, já está conhecido da multidão que engrosso o coro. Também fez grande diferença a participação da estudante Bárbara Sabei, residente em Herval d´Oeste e aluna do CERT de Joaçaba. Com apenas dez anos de idade, ela impressionou a todos com seu talento e sua simpatia, declamando ?Uma prece para Frei Bruno?. Trata-se de uma poesia rimada, com oito minutos de duração, cujo personagem central é um pai de família humilde que vai rezar junto ao Monumento Frei Bruno e sai de lá fortalecido.
Tudo somou para engrandecer aquele que já é o maior evento religioso do Meio Oeste, principalmente se levar em conta que Frei Bruno é um personagem local. Apesar da ausência do Bispo Diocesano de Joaçaba, fato que também chamou a atenção, o evento aconteceu a contento. Integrantes da coordenação também comemoravam a enorme repercussão da Romaria atravez da mídia, pois além das transmissões via rádios e Tv, a internet também levou Frei Bruno para além fronteiras.
Outro fator digno de observação é que, em dezoito anos de Romaria Penitencial Frei Bruno, jamais choveu durante o evento.
Frei Bruno Linden.
A pequena Barbara Babei emocionou a multidão.
De acordo com a estimativa da Polícia Militar,o número de fiéis ultrapassava 50 mil - Joaçaba, 26/2/2008 - Foto: Juana Figueiredo / SDR-Joaçaba
Mais de uma dezena de religiosos participaram da celebração religiosa - Joaçaba, 26/2/2008 - Foto: Juana Figueiredo / SDR-Joaçaba
Padre Luiz,Joaçaba e Frei Paulo Back, da congregação franciscana de São Paulo, participou pela primeira vez e se mostrou surpreso com a organização do evento, com a participação popular e com o incentivo dado pelos meios de comunicação - Joaçaba, 26/2/2008 - Foto: Juana Figueiredo / SDR-Joaçaba
Crente no poder milagroso de Frei Bruno, as pessoas tocam na imagem do religioso em seu jazigo - Joaçaba, 26/2/2008 - Foto: Juana Figueiredo / SDR-Joaçaba.
Secretário Jorge Dresch e o Secretario de Saude do Município, Marcos Weiss.
Deputado Jorginho Mello, devoto de Frei Bruno e pelo qual deu nome ao primogênito
Deixe seu comentário