logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Fortalecimento e representatividade regional da advocacia

Em meio a desafios estruturais, distâncias geográficas e escassez de recursos, os advogados do interior exercem papel essencial na defesa dos direitos e no acesso à justiça. Valorizar esses profissionais, juntamente com toda a categoria,  é reconhecer sua relevância para o desenvolvimento jurídico e social do país.

Em bom tempo a OAB nacional em conjunto com a seccional catarinense vem desenvolvendo ações neste sentido , nestes últimos anos. Até porque, é necessidade comprovada por recentes pesquisas internas e dados que justificam um olhar mais direcionado e regionalizado para os profissionais do interior. O 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (Perfil ADV), realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) a pedido do Conselho Federal da OAB, revelou que 42% da advocacia brasileira atua exclusivamente no interior dos estados. A região Sul concentra o maior índice de atuação no interior, com 52%. Santa Catarina,especialmente,tem um percentual ainda maior com 62%, o segundo do país, só perdendo para Goiás ( 65%) , com a maioria dos advogados atuando no interior.

Junto com a ampliação da interiorização dos serviços voltados à advocacia, com atenção especial também ao grande percentual de jovens advogados que despontam no cenário profissional, é preciso ainda fortalecer o necessário alinhamento com os poderes executivo, legislativo e , especialmente, o Judiciário para o encaminhamento de necessidades práticas da classe. No parlamento catarinense, já contribuímos em parceria com a OAB catarinense no sentido da aprovação de legislação que traz justiça e equidade aos advogados no exercício de seus direitos profissionais com relação a custas judiciais e honorários advocatícios. Outros projetos em tramitação também garantem valorização da categoria e recursos para ampliação de programa de assistência jurídica gratuita voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

No contexto geral, são contribuições em parceria para que aconteça uma valorização, integração e uma paridade cada vez maior entre a categoria que milita nos grandes centros metropolitanos com os profissionais das mais diversas regiões catarinenses em torno da construção de soluções concretas para os desafios permanentes da advocacia e de sua boa interlocução com o Judiciário e a sociedade em geral. Afinal, os advogados são os profissionais que sustentam a presença do direito em todos os recantos onde ele é mais necessário – e, muitas vezes, mais negligenciado.

Ivan Naatz , advogado e deputado estadual


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

Capinzal acompanha revitalização da Rua José Cadorin com foco em segurança e qualidade Anterior

Capinzal acompanha revitalização da Rua José Cadorin com foco em segurança e qualidade

Mauro De Nadal pede prorrogação de suspensão de incentivos fiscais para importação de leite Próximo

Mauro De Nadal pede prorrogação de suspensão de incentivos fiscais para importação de leite

Deixe seu comentário