Festa do Agricultor do Município de Lacerdópolis
Agropecuária
A colonização da região onde se localiza Lacerdópolis começou no início do século XX, a partir da construção da estrada-de-ferro entre Rio Grande do Sul e São Paulo. A empresa Mosele & Eberle, responsável pelo trecho local da ferrovia, criou duas comunidades para atrair imigrantes de ascendência italiana: o Núcleo Colonial do Rio Capinzal e o Núcleo Colonial de Barra Fria. Numerosas famílias oriundas das cidades gaúchas de Caxias do Sul e Bento Gonçalves estabeleceram-se e instalaram pequenas casas comerciais, moinhos e cantinas de vinho.
Formou-se a vila de Barra Fria, anexada ao município de Capinzal em 1961, quando passou a distrito. O nome Lacerdópolis é uma homenagem ao governador Jorge Lacerda, morto num acidente aéreo. O município emancipou-se em 11 novembro de 1963.
CARACTERÍSTICAS
O pequeno município sustenta-se graças à criação de suínos e ao cultivo do milho, que vende para a indústria alimentícia; Data festiva - 04 de outubro (Dia de São Francisco de Assis); Principais atividades econômicas ? Agropecuária; Colonização ? Italiana; Principais etnias ? Italiana; Localização - Meio-Oeste, na microrregião de Joaçaba, a 426km de Florianópolis; Área - 69km2; Clima - Mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 18°C; Altitude - 513m acima do nível do mar; Cidades próximas - Capinzal, Joaçaba, Herval do Oeste, Luzerna, Ouro.
A FESTA DO AGRICULTOR aconteceu na localidade de Linha São Brás, dia 31 de julho, domingo, evento em homenagem ao AGRICULTOR e MOTORISTA.
Em comemoração a essas duas categorias grandiosa festa foi realizada, principalmente no almoço, compareceram muitas Famílias Lacerdopolitanas e em nível regional.
Deixe seu comentário