Executivo e Legislativo empenhados em agilizar obra na BR-153
Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia
Atendendo reivindicações da classe empresarial do ramo de transportes de Concórdia e região, que estão tendo prejuízos com a interdição da BR-153, Km 49, em Campina da Alegria, o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Luciano Pacheco, o prefeito João Girardi e os vereadores Arlan Guliani e Evandro Pegoraro visitaram as obras na rodovia, na tarde desta segunda-feira. O objetivo era verificar o andamento dos trabalhos, analisar e questionar possibilidades de agilizar a obra e consequentemente a liberação do trecho. Como a passagem pela BR está interditada, todos os motoristas são obrigados a pegar um desvio de chão, de sete quilômetros.
A maior dificuldade é para os veículos de grande porte, já que a vicinal é estreita e em alguns pontos é preciso que um veículo pare para passagem de outro, sendo que o fluxo é intenso. No trecho, é permitida somente a passagem de caminhões com até 30 toneladas. Os com cargas maiores são obrigados a buscar outro trajeto, por Campos Novos, para chegar até o estado vizinho do Paraná. Com distâncias maiores, alguns empresários calculam prejuízos de até R$ 500,00 por caminhão a cada viagem, segundo informações do vice-presidente da Coopercarga, Tarcísio Vizzotto, que também esteve com a comitiva em visita à obra. Por isso, o objetivo das lideranças, inicialmente, será buscar melhorias para o trecho de desvio. Em paralelo, tentarão solicitar agilidade nas obras, que ainda deverão durar mais de 30 dias.
A interdição da rodovia ocorreu no dia 28 de junho, depois das constantes chuvas na região, que provocaram rachaduras em vários pontos da BR-153, inclusive no Km 118, logo após a ponte, na divisa de Concórdia e o Estado gaúcho. Em Campina da Alegria, o problema foi bem maior e devido a dimensão da obra, a liberação está mais demorada. Foram necessários 30 dias somente para a retirada dos entulhos da pista. Agora, está sendo feita a base de pedras, que terá mais de 20 metros de altura. Dez caminhões estão trabalhando das 6h às 18h, sem parar em fins de semana e feriados. O encarregado da empresa Setep, responsável pela obra, que está sendo realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Miguel Rodrigues, estima que será necessário aproximadamente um mês para a conclusão da base para depois iniciar a implantação do asfalto.
Alguns contatos com técnicos, engenheiros e com o superintendente do DNIT/SC serão feitos para que se encontre alguma alternativa para agilizar a obra. O prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores irão aguardar um posicionamento até o fim desta semana. Caso não houver, segundo pronunciamento de Rogério Pacheco durante a sessão da noite de segunda-feira, 1, as lideranças não descartam uma mobilização juntamente com a classe dos transportadores.
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia
Jornalista Responsável
ÉDILA GRACIELI SOUZA
Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia
Jornalista Responsável
ÉDILA GRACIELI SOUZA
Deixe seu comentário