logo RCN

Escolas de samba trabalham em ritmo acelerado

Carnaval

 

10Kz Comunicação Interativa

 

Há pouco mais de três semanas do carnaval, o ritmo de trabalho é acelerado nos barracões das escolas de samba Aliança e Vale Samba, de Joaçaba, Unidos do Herval e Dragões do Grande Vale, de Herval d?Oeste. As quatro agremiações trabalham na finalização das alegorias e fantasias, e intensificam os ensaios de bateria, além de ensaios das alas coreografadas e dos casais de Mestres-Salas e Porta-Bandeiras.

Vale Samba

De acordo com o carnavalesco da Vale Samba, Jorge Zamoner, a equipe que cuida da confecção das fantasias na escola deve concluir esse trabalho em cerca de duas semanas. Já os carros alegóricos estarão prontos apenas na véspera do carnaval, uma vez que o barracão onde eles são construídos e montados fica há mais 3 Km da avenida, o que obriga a escola a montar as alegorias nos dias que antecedem ao primeiro desfile, quando estes já estão na concentração para o desfile. Nesta semana, a escola está cuidando da ornamentação da finalização das esculturas que serão usadas nos carros.

Nesta sexta-feira, a escola inaugura o Espaço Vale Samba, localizado no prédio da antiga Joauto, ao lado do Clube Cruzeiro, no centro de Joaçaba. A partir das 21h30, serão apresentados os protótipos de algumas fantasias e apresentadas as novas Madrinha da Bateria e Musa da Escola. A confecção das fantasias os ensaios da bateria, dos casais de Mestres-Salas e Porta-Bandeiras e das alas coreografadas também estão ocorrendo nesse prédio. ?Esse lugar já tem a energia do Carnaval, pois é exatamente o local da concentração, onde todos os desfiles começam?, comenta a presidente da escola, Tecla Lehrer.

Unidos do Herval

Na Unidos do Herval o ritmo é parecido. Roberto Antônio, um dos carnavalescos da escola, explica que como o trabalho construção e montagem dos carros alegóricos e confecção das fantasias e adereços iniciou efetivamente há pouco mais de dois meses, a escola está finalizando tudo ao mesmo tempo. Os ensaios da bateria também iniciaram há mais de um mês e nos próximos dias devem iniciar seus ensaios também as alas coreografadas e os casais de Mestre-Sala e Porta Bandeiras.

Nesta terça-feira, chega a Joaçaba o diretor de Harmonia conhecido por Chopp, que trabalha na escola carioca Beija Flor. Amanhã, ele já deve iniciar seu trabalho na escola.  Outro carioca que já está na cidade desde dezembro é Marcelo do Espírito Santo, ajudante do Mestre de Bateria Jorge Viegas que também virá do Rio na semana que antecedo o carnaval. Marcelo está ensaiando a bateria da Unidos e ministrando oficinas de músicas para cerca de 25 crianças desde o mês passado.

No dia 23 de janeiro, a Unidos escolherá a Rainha da Bateria 2008. As inscrições para o concurso podem ser feitas até a próxima segunda-feira, entre 13h30 e 18h, na Boutique Unidos, que fica localizada na Galeria da Farmácia Herval, ao lado da ACI, em Herval d'Oeste, ou no barracão da Unidos. As candidatas precisam ter entre 18 e 28 anos. O júri do concurso será composto por no mínimo cinco pessoas.

Aliança

Na escola de samba Aliança, as fantasias já estão todas prontas, assim como quatro dos cinco carros alegóricos. O carro abre alas, que ainda está sendo concluído, deve ficar pronto na próxima semana. O presidente da escola Luciano Martins conta que a partir de agora o trabalho da Aliança se volta para o acerto de detalhes para o desfile, através de reuniões com os coordenadores de alas, carnavalescos, o diretor de harmonia e demais integrantes que cuidam da parte técnica do desfile.

Hoje à noite iniciam os ensaios noturnos das alas coreografadas e dos casais de Mestres-Salas e Porta-Bandeiras, além da bateria, que ensaia desde novembro, quando foi lançado o samba de enredo da escola. Esses ensaios ocorrerão diariamente, após às 20h, na quadra da Aliança, exceto nas quintas-feiras, dias em que os ensaios serão realizados na Praça da Catedral de Joaçaba. Aos sábados, a escola realiza as já tradicionais pagodeiras, a partir das 20h, também na sua quadra. Na pagodeira do dia 26, a escola apresentará a Rainha da Bateria do Carnaval 2008.

Na semana que antecede o carnaval, chegará a Joaçaba o puxador de samba Paulinho Mocidade, que tem cinco títulos no carnaval carioca. Ele será um dos grandes destaques da escola, que também terá a participação de um artista global, como já acontece há alguns anos. O artista convidado pela escola será definido e divulgado em data mais próxima aos desfiles.

Dragões do Grande Vale

A Dragões do Grande Vale, escola que neste ano faz um desfile de apresentação com exigências especiais estipuladas em um termo assinado pela escola e a LIESJHO, ainda tem muito trabalho pela frente. A confecção das fantasias foi terceirizada e a construção dos carros está sendo feita pelos integrantes da escola, no local onde se improvisou o seu barracão. O presidente da Dragões, Jaime Campagnholo, ressalta, no entanto, que  a escola está seguindo o seu cronograma e que no dia do primeiro desfile estará com tudo pronto para entrar na avenida pela primeira vez ?com o pé direito?. Os ensaios da bateria, dos casais de Mestres-Salas e Porta-Bandeiras e da comissão de frente já estão sendo realizados, no barracão da Dragões.

Para participar dos desfiles:

Todas as escolas ainda têm vagas para as pessoas que desejam desfilar. Para ter mais informações, os interessados devem contatar com cada escola:

Aliança: pelo telefone (49) 3522 3718.

Vale Samba: pelo telefone (49) 3522 5562 ou pessoalmente no prédio da Antiga Joauto, ao lado do Clube Cruzeiro, em Joaçaba.

Unidos do Herval: pessoalmente na Boutique Unidos, localizada na Galeria da Farmácia Herval, ao lado da Associação Comercial e Industrial, entre 13h30 e 18h. Mais informações pelo telefone da escola (49) 3554 6926.

Dragões do Grande Vale: pelo telefone (49) 3554 1161 ou pessoalmente no barracão da Escola, localizado na Rua Ayrton Senna da Silva 940, em Herval d?Oeste.

 

Vale Samba - Foto Bruna Santos de Andrade (Large).

 

Dragões do Grande Vale - foto de arquivo - Bruna Santos  de Andrade (Large).

 

Unidos do Herval - Foto Bruna Santos de Andrade      (Large).

 

     Aliança - Foto Bruna Santos de Andrade.

 

 

Anterior

Abelha consegue recursos da União

Próximo

Programas transformam produtor em empresário

Deixe seu comentário