logo RCN

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR GÜERINO RIQUETTI

PROJETO AGENTES PELA PAZ

A mencionada Escola participou da reunião realizada pela Associação dos Magistrados Catarinenses em seis de junho, quando os cinco municípios que compõem a Comarca de Capinzal fizeram o lançamento do Projeto Agentes da Paz. A cerimônia foi realizada no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, abrangendo os municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba e Ipira.

O projeto Agentes da Paz é uma iniciativa dos Magistrados Catarinenses, visando implantar nas crianças, adolescentes, jovens e adultos uma Cultura da Paz. Esta ação visa criar atividades práticas que estimulem as pessoas a praticarem atos pela Paz, que incentivem os cidadãos a divulgarem todo e qualquer tema relativo à Paz, tanto em nível individual, quanto coletivo, ainda local, regional e estadual.

A Escola Güerino Riquetti está situada à Rua Presidente Castelo Branco, nos altos do Bairro Nossa Senhora dos Navegantes, município de Ouro, tendo como diretora a professora e pedagoga, Cláudia Consoladora Franceschi Ganzala. O ensino é de Pré III a 4ª série, atendendo 58 alunos, nos períodos matutino e vespertino, contando com 12 funcionários que consequentemente, também exercem a função de Agentes da Paz.  

Segundo a Diretora, para melhor desenvolver o tema paz, elaboraram um Projeto contendo palestras, passeata, sarau de poesias. O principal das atividades é o enfoque diário dentro da sala de aula e na escola como um todo. ?Os alunos participam e gostam de falar sobre o assunto, por entenderem que a convivência é o ponto positivo de uma sociedade?; comunicou Cláudia.

O Projeto ?Pacto Catarinense pela Paz? na Escola Güerino está inserido dez pontos para a preservação da violência no meio escolar; são eles:

Refletir sistematicamente a problemática da violência no meio escolar;

Assumir a não-violência como referencial de toda ação de prevenção à violência;

Desenvolver a educação para a paz como caminho de superação da violência no meio escolar;

Capacitar a escola para constituir-se em núcleo e centro promotor da paz e da cultura de paz;

Aprimorar as relações humanas na comunidade escolar;

Fortalecer espaços democráticos no sistema escolar;

Fortalecer a cidadania, o protogonismo juvenil e a mobilização social na linha da paz, não-violência e direitos humanos;

Incentivar projetos de integração escola e comunidade;

Construir estratégias cidadã de segurança;

Criar espaços de apoio às vítimas da violência.

O objetivo é formar multiplicadores na área de Educação para a Paz, com essa iniciativa se evita a violência física, verbal e emocional.

O que pensam os alunos de 4ª série sobre a paz, isto posto no papel:

?Para ter paz é preciso amor e respeito?; Ronaldo Soares dos Santos Júnior.

?Paz é respeitar os amigos, mas em primeiro lugar, obedecer aos pais?; Victor Vinícius Jung.

?Ter paz é ser amigo?; Rodrigo Borges Cossul.

?Paz é educação e respeito?; Jéssica Valcarenki.

?Paz é amor e fraternidade?; Wellyngton Riffel Bonato. 

 

 

 

 

Diretora Cláudia é uma Agente da Paz.

 

Mural confeccionado pelos alunos.

Anterior

CURSO DE ORATÓRIA

Próximo

LEO CLUBE CAPINZAL/OURO

Deixe seu comentário