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Escola Mater Dolorum

Serviço de Atendimento Especializado para a inclusão social

   A Reportagem de O TEMPO ? um jornal de fato, pensando na inclusão social e na perspectiva de vida de nossa terra e nossa gente, foi até a Escola de Educação Básica Mater Dolorum, na cidade de Capinzal, e procuramos trazer algumas informações sobre o ensinamento e adaptações proporcionadas aos cidadãos portadores de deficiência visual. Para tanto, conversamos com a diretora Jaciana Zanellato de Lima, com uma grande responsabilidade de conduzir a educação no maior educandário de Capinzal e da região. Após entrevistamos a pedagoga com habilitação e especialização em Educação Especial, Dirlei Webber da Rosa, que nos repassou importantes dados sobre as ferramentas tecnológicas, adaptação e inclusão social.    

A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos direitos e um lugar na sociedade. A visão além de ser considerado o sentido mais importante, é a principal forma de integração do individuo com o meio ambiente, uma vez que 80% das informações, para que se realize a aprendizagem, são obtidas por seu intermédio. Inclusive a baixa visão e a cegueira prejudicam o desenvolvimento e a capacidade do indivíduo trazendo sérias conseqüências que interferem nas atividades de vida diária e escolar. No entanto, à medida que vamos conhecendo uma pessoa com deficiência visual, convivendo com ela, constata-se as dificuldades em realizar algumas atividades de extrema habilidade em outras.

Com ênfase na educação inclusiva a Escola de Educação Básica Mater Dolorum iniciou o atendimento aos deficientes visuais há aproximadamente 10 anos. Atualmente, são atendidos no Serviço de Atendimento Especializado ? SAEDE/DV, cinco pessoas cegas e três com baixa visão, advindos dos municípios de Capinzal e Zortéa. Salienta-se que através da Associação dos Deficientes sensoriais presta-se acompanhamento, além destes oitos incluídos na rede regular de ensino, a mais sete pessoas já estão no mercado de trabalho ou buscam espaço profissional. Tivemos conhecimento de 15 deficientes visuais diagnosticados como B1, B2 e B3, (cegos ou de baixa visão), com desempenho favorável em atividades profissionais e vários destaques nos esportes.

Todos os recursos sejam eles didáticos ou pedagógicos são fornecidos pela Fundação Catarinense de Educação Especial ? FCEE através da Gerência Regional e também a Escola procura disponibilizar espaços e materiais. Há alunos com deficiência que atualmente prestam serviço voluntário treinando a equipe de Goollbol e atletismo.

O SAEDE/DV é um espaço nos quais os alunos além de interagirem com outras pessoas com a mesma deficiência produzem artesanato e aprendem à leitura e escrita em Braille, Sorobã, orientação e mobilidade, atividades da vida diária e DOSVOX (programa específico de computador).

Os alunos cegos do ensino fundamental possuem seu próprio material (reflete, punção, borracha, máquina, sorobã e bengala) e o aluno de ensino médio possui notboock com programa adaptado. Esses materiais acompanham os alunos tanto na Unidade Escolar como em casa.

A escola por ser um prédio antigo não possui seu espaço físico adaptado aos deficientes. Cientes disso solicitaram através de um projeto na Câmara de Vereadores a viabilização de recursos para adaptação dos espaços públicos, ruas, ginásios, prefeituras e bancos. Percebe-se aos poucos o efeito desta iniciativa.

A escola agradece à Prefeitura de Capinzal, que através da Secretaria Municipal de Educação disponibiliza para os alunos capinzalenses o transporte escolar seguro e confiável, entrando inclusive no pátio da escola, e ao motorista Roberto, o qual orienta os alunos sempre que necessário. O mesmo acontece com a aluna Iliane Zibetti, do município de Zortéa.

Contudo, à educação cabe uma grande responsabilidade, porque a ela compete não só o ensino básico aos deficientes visuais, mas também a orientação e mobilidade, a auto-estima e a garantia do direito a cidadania. 

 

Para a pedagoga Sirlei: ?Não se percebe compensação de sentido, e sim, desenvolvimento das possibilidades e habilidades do tato, olfato, audição e gustação?.

 

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