Curso de Publicidade e Propaganda realiza mais uma edição do Minha História com PP |
Escola de Zortéa participa do Parlamento Jovem
Escola Major Cipriano Rodrigues de Zortéa.
O Parlamento Jovem é um projeto da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, sob coordenação da Escola do Legislativo, criado para estimular a participação política da juventude. O "deputado estudante" viverá situações reais da atividade político-parlamentar com a elaboração, apresentação e votação de projetos em Sessão Plenária, a ser realizada semestralmente.
Nessa edição, a escola Major Cipriano Rodrigues de Almeida, da cidade de Zortéa, foi uma das cinco selecionadas no projeto e os alunos já estão mobilizados para estruturar o projeto de lei que será apresentado por eles durante a sessão plenária, que vai ocorrer no dia 31 de maio na Assembléia Legislativa.
Para a diretora da escola, Ivanilda Kantovick, a importância da participação nesse projeto é grande, principalmente por estar voltada ao incentivo de ações políticas. "Os jovens precisam ficar atentos ao envolvimento da política e esse projeto ajudou a despertar isso no ambiente da aprendizagem", salientou ela.
O professor de história e responsável pela inscrição da escola, João Marcelo Guarez Pereira, enfatizou que os alunos precisam ter conhecimento da estrutura governamental, pois dessa forma, poderão conhecer melhor as ações políticas do Brasil e compreender a estrutura democrática, que necessariamente passa pelo cunho político partidário.
Além da escola de Zortéa, outras quatro instituições estarão participando da quarta edição do Parlamento Jovem. Os municípios de Criciúma, Porto Belo, Planalto Alegre e Jaraguá do Sul foram as cidades selecionadas.
Os "Alunos Deputados" de Zortéa vão representar a instituição de ensino e o município na sessão do Parlamento Jovem são eles: Ricardo Luis Barcarolo, Bruna da Silva, Neri Teixeira, Cássio Fabiano, Fábio Junior Sarmento, Ana Carla Kantovick, Carla Surdi e Patricia Guarez Bentach. O tema do projeto que será apresentado no dia 31 de maio é o desenvolvimento sustentável e todos os alunos estão trabalhando juntos para montar e melhor defender a proposição.
COMO VAI FUNCIONAR
Os oito alunos deputados foram escolhidos por voto direto nas escolas. Esses alunos, conforme explicou Carla Vieira Pedroso, coordenadora do projeto na Assembléia Legislativa, estarão viajando até Florianópolis para acompanharem o dia no legislativo. Terão palestras sobre a atividade parlamentar e conhecerão a estrutura da Alesc. No dia seguinte, 31 de maio, logo pela manhã, escolherão a mesa diretora, que vai presidir a sessão do Parlamento Jovem. No período da tarde, no horário regimental, farão a sessão, onde discutirão os projetos apresentados. Cada escola deverá propor um Projeto de Lei e se o mesmo for aprovado, será encaminhado aos deputados, para que tomem as providências legais e entre na pauta de discussão.
QUEM PODE PARTICIPAR
Poderão participar os alunos do Ensino Médio matriculados nas escolas das redes pública e privada. Será sorteada uma escola por região do Estado, somando um total de cinco escolas. Ao todo serão eleitos 40 "deputados estudantes". As inscrições estão constantemente abertas, e o formulário de inscrição deverá ser encaminhado à Escola do Legislativo por meio de correio, internet ou fax.
O sorteio das escolas participantes será realizado em Sessão Plenária, no dia da abertura oficial de cada edição. As escolas sorteadas serão então visitadas por uma equipe da Escola do Legislativo, com o intuito de orientar alunos e professores sobre o Parlamento Jovem. Não deixe de participar! O aluno terá a oportunidade de discutir diversos assuntos, podendo apresentar propostas nos moldes de um projeto de lei. Quem desejar maiores informações deve entrar em contato com a Alesc pelo telefone: (48) 3221-2500 ou através do site: www.alesc.sc.gov.br/escola.
Deixe seu comentário