logo RCN

Escola de Educação Básica São Cristóvão

Aprendendo e ensinando com leitura

 A preocupação com a leitura, e logicamente com a escrita, esteve sempre muito presente na história, entretanto, o conceito de leitura vem se modificando ao longo do tempo. Hoje se vive numa sociedade letrada em que a cada dia o indivíduo é desafiado em situações diversas em que é preciso usar a sua competência de leitor, não apenas em textos escritos, mas, sobretudo compreender o mundo que o cerca, ler a própria vida e nela ser protagonista.

Nesse mundo globalizado, o professor tem que ter a capacidade de desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua (falante, escritor/ouvinte, leitor), ou seja, fazer com que o aluno entenda que ele não realiza somente uma exteriorização do pensamento ou uma transmissão de informação, mas também realiza ações, age e atua sobre o interlocutor em alguma situação de comunicação dentro de um contexto social.

A leitura possibilita o desenvolvimento individual e social do indivíduo, é pela e na leitura que construímos, reconstruímos e desconstruímos conceitos relevantes a nossa formação enquanto ser humano e partindo do princípio de que a atividade de leitura deve ser fator essencial à formação do sujeito, cabe à escola, despertar nos alunos não somente o gosto pela prática de leitura, mas também fazê-los perceber a importância dessa prática não somente no âmbito escolar como também no meio em que estamos inseridos, uma vez que é através do nível de leitura (conhecimentos) de cada um, que surgem as oportunidades e neste mundo elitizado e seletivo, terão mais chances aqueles que têm maior capacidade de posicionar-se criticamente. Entendemos como um ensino produtivo, aquele capaz de desenvolver as habilidades linguísticas dos alunos, ampliando sua capacidade de compreender e transformar os textos que lhes são apresentados. É justamente por meio da leitura que acreditamos na possibilidade de o aluno ampliar o mundo ao seu redor, sua capacidade comunicativa seja no campo da expressão na busca de construção do novo, seja por meio da leitura ou da produção de textos.

No entanto o que vemos, é que em algumas escolas, a prática de leitura ainda é amplamente desenvolvida a partir da influência de modelos tradicionais ou concepções distorcidas sobre leitura. A forma como o professor conduz sua prática docente em sala de aula denota claramente a sua postura e sua própria concepção sobre leitura, isso implica dizer, que o enfoque dado à leitura, a forma que utiliza sua metodologia, tudo isso corresponde em suas atividades ao que ele pretende com esse ensino.

Este trabalho realizado em sala de aula no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica São Cristóvão com a professora Sabrina, não objetiva, portanto, trazer soluções para os questionamentos feitos acerca de leitura, mesmo porque não é de hoje que a leitura tem sido foco de atenção de pesquisadores, professores e estudiosos. O que se pretende neste trabalho é fazer com que este tema continue em destaque para que realmente se possa ter num futuro bastante próximo uma sociedade leitora, participativa, informada e acima de tudo consciente de seu papel.

 

Claudir Duarte sugere a construção de mais uma ponte entre Capinzal e Ouro Anterior

Claudir Duarte sugere a construção de mais uma ponte entre Capinzal e Ouro

João Buracão no complicado acesso Ouro a Jaborá Próximo

João Buracão no complicado acesso Ouro a Jaborá

Deixe seu comentário