Município realiza assinatura do Programa Bolsa Treinador 2026 |
ENXURRADA CORRÓI PARTE DA GALERIA QUE SERVE DE ESCOAMENTO DAS ÁGUAS DO RIO CAPINZAL
A PREFEITURA PODERIA PRESTAR SOCORRO ÀS FAMÍLIAS, POIS O CONDUTOR PODE CARACTERIZAR INFRAESTRUTURA PÚBLICA
A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato por conhecer o Rio do Capinzal desde a década de 1960, então resolvemos não ficar de braços cruzados e no momento do apuro de uma das famílias ribeirinhas, para muitos, tem o imóvel situado sobre o riacho, portanto, fizemos algumas fotos e vídeos do pessoal que estavam tentando salvar os dois imóveis localizados à Rua Dom Vicente Gramázio, no centro da cidade Capinzal.
Como percorremos parte do leito do Rio Capinzal, constatamos em si, que apesar da residência estar sobre o mencionado rio, a galeria tem forma de tubulação, no final dela foi construído muros de ambos as margens e feita uma chapa em cima, o que pode significar infraestrutura pública. Com essa constatação, apesar da casa estar sobre o rio, o proprietário do imóvel na boa da intenção e como forma preventiva, investiu no patrimônio público ampliando a extensão da galeria que no início tem forma de circunferência e na saída ficou como se fosse uma caixa (quadrada).
A conclusão é a seguinte: Mesmo a casa estando sobre o rio, construída há décadas, a Prefeitura poderia ter socorrido ambas as famílias, arcando com as despesas de recuperação da mencionada galeria, pois ao longo do tempo as enxurradas levaram a terra e o que mais dava sustentação debaixo dos muros que caracterizam infraestrutura pública.
Caso não fosse aumentada a galeria, a casa de madeira ao lado já tinha sido levada pelas águas há muito tempo, da mesma forma, sugerimos que construíssem muros de concreto armado às margens do mencionado rio para facilitar o escoamento das águas quando da manifestação de enxurradas, e em certos pontos canalizar para servir de estacionamento, até calçadão e praça de lazer. Também sugerimos, que um muro de concreto fosse feito em 45º onde ás águas do Rio Capinzal desemboca no Rio do Peixe, isto para não acontecer que o menor rio venha represar e causar transtornos aos moradores e empresários ribeirinhos, já que o riacho vem varrendo por baixo das fundações da edificações e também da infraestrutura pública.
Neste momento, devemos ser solidários e jamais políticos partidários, pois sempre existe uma saída, basta querer colaborar em quanto temos tempo para tanto.
Quando Irineu José Maestri era prefeito, colocou as máquinas rodoviárias dentro do Rio Capinzal para desassorear o leito, retirando entulho, troncos de árvores, pedrisco, lixo, enfim, na época fez uma limpeza do fundo do riacho. No atual governo municipal, deveria fazer o mesmo, porém, em parte do Rio rebaixar para dar maior caixa para melhorar o escoamento das águas.
Deixe seu comentário