Ensino religioso
Mostra de ensino religioso evidencia a inclusão social
A Umbanda foi o tema da pesquisa feita por alunos da E.E.B Irmão Joaquim de Ibicaré. Fundada no Rio de Janeiro e unindo tradições afros, espiritismo, catolicismo e crenças indígenas, o grupo descobriu que a Umbanda já é a terceira religião com o maior número de adeptos no Brasil. ?Com o conhecimento, evitamos a discriminação?, diz a professora de Ensino Religioso que orientou a pesquisa Sirlei Osmarini.
Já os alunos do Centro Educacional Roberto Trompowski ? Cert ? de Joaçaba fizeram uma demonstração através de maquetes das adaptações necessárias para uma cidade ou mesmo uma escola para receber portadores de necessidades especiais. A pesquisa envolveu alunos de 5ª a 8ª séries e diversas disciplinas. Porém, as professoras Márcia Franzoi e Eliane Cardoso ressaltam a dificuldade em se conseguir dados sobre os portadores de deficiência.
Com o trabalho ?Normal é ser Diferente? alunos da E.E.B Rute Lebarbechon de Água Doce evidenciaram que o conceito de que todos os seres humanos são iguais e de que a discriminação deve ser abolida é um processo que deve ter início já nos primeiros anos de vida de qualquer pessoa.
Para a Integradora de Educação Especial e Diversidade Marizette Zancanelli a Mostra é uma oportunidade de socializar e evidenciar projetos entre alunos e professores das mais diversas unidades escolares. Marizette destaca como um grande avanço do ensino religioso a inclusão da disciplina de Religião ? desde o início de 2006 - na grade curricular regular. Antes, a disciplina era oferecida em um único dia com seis aulas de 40 minutos
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