logo RCN

Engenho Velho cobra investimentos com recursos de royalties

Sessão Descentralizada Engenho Vellho

Uma indicação conjunta com nove prioridades do distrito de Engenho Velho e comunidades vizinhas foi aprovada durante sessão descentralizada da Câmara de Vereadores, na noite de terça-feira, 5. O Legislativo realizou encontro no centro comunitário do distrito, dando sequência à proposta de se aproximar da comunidade. O momento também foi comemorativo aos 104 anos de Engenho Velho e de algumas cobranças. A maior delas, feita na tribuna pelo representante do distrito, Mauro Zampierom, foi o retorno dos royalties, que o municípiorecebe pela barragem da usina hidrelétrica de Itá.

Segundo a liderança, o retorno financeiro chega a 2,42% da receita total do município, o que daria em torno de R$ 3,7 milhões por ano. “Temos o direito de receber pelo menos 20% deste total, já que tivemos algumas perdas com a chegada da barragem”, destacou Zampierom, solicitando que os vereadores auxiliassem nesta busca pelo direito, que oportunizaria muitos investimentos no distrito. A questão dos royalties também foi levantada na fala do vereador Edilson Massocco (PMDB), que destacou o merecimento destes recursos às regiões lindeiras do lago.

Na listagem da indicação conjunta dos vereadores consta a construção de um conjunto habitacional, com pelo menos 10 residências, em Engenho Velho. A manutenção da linha regular de ônibus, entre Terra Vermelha, passando pelo distrito, até o centro de Concórdia, que funciona em caráter emergencial, mas será licitada na próxima semana. Revitalização do acesso asfáltico do distrito de Engenho Velho, expandindo até Terra vermelha. Ampliação dos recursos na área de turismo, para atender toda a região de Engenho Velho. Aplicação dos recursos da compensação financeira da usina hidrelétrica de Itá. Revitalização do acesso asfáltico da igreja de Engenho Velho e das vias do distrito.

Mais pedidos

Por solicitação do vereador Jaderson Miguel Prudente (PSD), que reside na comunidade, foram inclusos outros dois pedidos à indicação. Os moradores cobram também a vinda de um médico e uma enfermeira ao posto de Terra Vermelha e um distribuidor de adubo seco. Em suas falas, todos os vereadores destacaram a importância e o histórico da comunidade de Engenho Velho. Também se comprometeram em cobrar pelas reivindicações feitas na indicação conjunta, apesar de não poder garantir a execução de todas, por não estar dentro de suas atribuições. O presidente do Legislativo, Rogério Luciano Pacheco (PSDB), destacou a importância da aproximação da Câmara com a comunidade, devido seu importante papel no andamento de todas as ações realizadas no município.

 

RESUMO DA SESSÃO PLENÁRIA 5 DE AGOSTO DE 2014 Anterior

RESUMO DA SESSÃO PLENÁRIA 5 DE AGOSTO DE 2014

Corpo de Bombeiros mostra situação difícil da corporação Próximo

Corpo de Bombeiros mostra situação difícil da corporação

Deixe seu comentário