EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - METODOLOGIA DA CAPACITAÇÃO I
-
- Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor Regional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).
Por Adelcio Machado dos Santos
A sociedade tem sido perpassada por transformações profundas, essencialmente decorrentes da revolução proporcionada pelo surgimento e aperfeiçoamento da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).
Essas tecnologias tiveram início com a criação do computador, tendo se expandido a partir da segunda metade do século XX e se fortificado ainda mais com o desenvolvimento da rede mundial de computadores - a Internet.
A partir daí, o mundo da comunicação foi transformado, sendo que as informações são transmitidas de forma instantânea em todo o planeta.
Na atualidade, a Internet tem um alcance internacional, fazendo-se presente e atuante em praticamente todo o mundo.
A velocidade com que os dados que nela circulam se alteram é muito rápida e as redes de computadores estão se conectando, ou mesmo se desconectando da Internet de forma contínua.
Nesse sentido, a nova esfera da comunicação, possibilitada pela conjugação entre computador e Internet, atua em um contexto global, vem até o homem por meio da Internet, comprimindo o espaço e o tempo, salienta Kumar (1997).
O computador é formado por um sistema veloz e eficiente de processamento de informações que introduz um marco espaço-tempo, radicalmente novo, na sociedade contemporânea.
Assim, a construção de uma nova organização social foi ocorrendo gradualmente em torno das TICs. Vingou a denominação de ciberespaço, cuja essência é representada pelo universal sem totalidade, ou seja, uma nova pragmática das comunicações onde o universal não possui nem centro nem linha de diretriz.
Essa universalidade não é neutra e possui repercussões que se estendem sobre a atividade econômica, política e cultural, transformando efetivamente as condições de vida da sociedade.
Trata-se, na verdade, de um universo indeterminado, que tende a manter sua indeterminação, porquanto cada novo nó da rede de redes em expansão permanente pode tornar-se produtor ou emissor de novas informações, imprevisíveis, e reorganizar uma parte da conectividade global por sua própria conta.
Esse ciberespaço pode ser colocado tanto a serviço do desenvolvimento individual quanto ser utilizado para facilitar a realização dos processos emancipadores e abertos de inteligência coletiva.
Dessarte, o melhor uso que pode ser realizado a partir dos instrumentos de comunicação com suporte digital é a conjugação eficiente das inteligências e das imaginações humanas, em favor do bem estar da coletividade.
Em meio a essa revolução tecnológica, a sociedade exige cada vez mais conhecimento por parte de seus integrantes.
A formação continuada constitui pressuposto para o desenvolvimento dessas habilidades e competências, bem como para que a militância esteja permanentemente atualizado em suas funções
É fundamental que o aluno se envolva no processo de ensino e aprendizagem para assegurar a eficiência da educação a distância, desenvolvendo a auto-aprendizagem e a autonomia no estudo e na busca do conhecimento. O aluno precisa se organizar de forma que reserve o tempo necessário para seu aprendizado.
Deixe seu comentário