logo RCN

É BOM SABER...

Vida Passageira

Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes.

Muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas, mesmo ainda em botão. Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento.

Mas a gente não sabe adivinhar. A gente não sabe por quanto tempo estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor.  E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós, dos outros.

Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos. Perdemos dias, às vezes anos.                             Nos calamos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio. Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso "porque não estamos acostumados com isso" e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos. E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós. Reclamamos do que não temos, ou achamos que não temos suficiente.

Cobramos. Dos outros. Da vida. De nós mesmos. Nos consumimos. Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que a gente. E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos? Isso faria uma grande diferença.

E o tempo passa... Passamos pela vida, não vivemos. Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa.

Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos pra trás. E então nos perguntamos: E agora?

Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar o abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos. Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso. Não olhe para trás. O que passou, passou. O que perdemos, perdemos.  Olhe para frente!

Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor. Ainda é tempo de voltar-se para Deus e agradecer pela vida, que mesmo passageira, ainda está em nós.  Pense!... Não o perca mais!...

 

Deus está sempre disposto a nos ouvir, a nos dar aquela oportunidade de recomeçarmos, de reconstruirmos, basta o nosso sincero propósito de nos melhorarmos. Deus, como Pai amoroso que é, nos concede quantas oportunidades forem necessárias para o nosso burilamento moral e espiritual, porém é necessário nos conscientizarmos de que além  dEle ser bom e amoroso, Ele é soberanamente justo, e por essa razão não possui privilegiados e concede-nos a todos, indistintamente, as mesmas condições e oportunidades e se Ele não possui privilegiados, é bom que saibamos que se erramos, necessitamos refletir, consultar nossas consciências, pois a elas (nossas consciências) não podemos ludibriar, para reconhecermos os nossos erros, nos arrependermos deles e o mais depressa possível tratarmos da reparação desses mesmos erros, para não nos demorarmos demais na etapa intermediária de todos nós errantes, pois como nos esclarece Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita no cap. VII do livro ?O Céu e o Inferno?: Quem erra passa por três fases distintas: 1ª) Arrependimento; 2ª) Expiação; 3ª) Reparação. E esta etapa intermediária trata da expiação, que são os nossos ?sofrimentos? que por muitas vezes nos lamentamos e achamos que não somos merecedores de tais sofrimentos. Porém, se investigarmos nossos atos e pensamentos passados, provavelmente saberemos a causa das nossas aflições atuais, mas se mesmo assim concluirmos que não é desta vida a causa, haveremos de reconhecer aí que certamente são efeitos de causas de existências anteriores a esta, pois se considerarmos que Deus é justo, não nos deixaria sofrer sem justificativa, portanto ?racionalmente? haveremos de concluir que não temos uma vida só.

E muito importante também que tratemos de estudar para melhor compreendermos as Leis Divinas para que assimilemos de uma vez que precisamos mudar de atitudes, de comportamento, e tentarmos errar o menos possível, pois quanto mais permanecermos errando e na ignorância, mais haveremos de sofrer, pois se Jesus estiver certo, e cremos que Ele está absolutamente certo, ao nos alertar: ?A cada um segundo as suas obras?, somos responsáveis pelas nossas obras boas, mas também pelas más e arrependimento só não nos bastará, é preciso que reparemos todas as nossas obras más. Se procurarmos raciocinar, chegaremos a outras conclusões que a doutrina nos proporciona e que nos ajudam a melhor enfrentarmos as nossas adversidades, e eis aqui um bom convite:

Nesta sexta-feira, hoje (22/09) as 20 horas no Centro Espírita Amor e Caridade haverá uma palestra pública ?gratuita? a ser proferida pelo Presidente da Federação Espírita Catarinense: Gerson Luiz Tavares, de Florianópolis. Profundo conhecedor da doutrina e exímio orador espírita. Compareça e dê-se esta oportunidade de aprender um pouco mais sobre as Leis Divinas e os ensinos do Mestre Jesus Cristo.

 

Centro Espírita Amor e Caridade ? Rua José Zortéa, 204 ? CAPINZAL SC.

Palestras públicas ? Segundas-feiras a partir das 19:50 horas.

Anterior

Festa de aniversário surpresa

Próximo

Zortéa inaugura prédio da prefeitura

Deixe seu comentário