logo RCN

É BOM SABER...

SEMPRE ESTAREI AO SEU LADO - Autor Desconhecido

                        
 
"Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

                                                                                                     (Mateus 28:20)
      Na Romênia, um homem dizia sempre ao seu filho:

      -Haja o que houver, eu sempre estarei ao seu lado.

    Houve, nesta época um terremoto de intensidade muito grande, que quase alijou as construções lá existentes. Estava nesta hora este homem em uma estrada. Ao ver o ocorrido, correu para casa e verificou que sua esposa estava bem, mas seu filho nesta hora estava na escola. Foi imediatamente para lá. E a encontrou totalmente destruída. Tomado de uma enorme tristeza, ficou ali ouvindo a voz feliz de seu filho e sua promessa, não cumprida:  - Haja o que houver: eu estarei sempre ao seu lado.

   Seu coração estava apertado e sua vista apenas enxergava a destruição. A voz de seu filho e sua promessa não cumprida o dilaceravam. Mentalmente percorreu inúmeras vezes o trajeto que fazia diariamente segurando sua mãozinha: O portão, que não mais existia; o corredor. Olhava as paredes, aquele rostinho confiante. Passava pela sala do 3º ano, virava o corredor e o olhava ao entrar.  Até que resolveu fazer em cima dos escombros, o mesmo trajeto. Portão, corredor, virou a direita e parou em frente ao que deveria ser a porta da sala. Nada! Apenas uma pilha de material destruído. Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe. Olhava tudo, desolado. E continuava a ouvir sua promessa:
"Haja o que houver ,eu sempre estarei com você."

  Mas ele não estava. Começou a cavar com as mãos. Nisto chegaram outros pais, que embora bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo:
- Pare com isso. Não adianta, não sobrou ninguém. Ao que ele retrucava: - Você vai me ajudar? Mas ninguém o ajudava, e pouco a pouco, todos se afastavam. Chegaram os Policiais, que também tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. Mas este homem não esquecia sua promessa ao filho, a única coisa que dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era:

- Você vai me ajudar? Mas eles também o abandonavam. Chegaram os bombeiros e a equipe de resgate da ONU.

- Saia daí, não está vendo que não pode ter sobrado ninguém vivo? Você ainda vai pôr em risco a vida de pessoas que queiram te ajudar, pois continuam havendo explosões e incêndios.  Mas a resposta dele era a mesma: Vocês vão me ajudar? E um a um todos se afastavam, e ele trabalhou quase sem descanso, apenas com pequenos intervalos, mas não se afastava dali, 5, 10, 12, 24, 30 horas. Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu:

- Pai, estou aqui! Feliz, o pai fazia mais força para abrir um vão maior e perguntou:
- Você está bem?

- Estou. Mas com sede, fome e muito medo. 

- Tem mais alguém com você?

- Sim, dos 36 da classe 14 estão comigo, estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem. Apenas conseguia se ouvir seus gritos de alegria.

- Pai, eu falei a eles: Vocês podem ficar sossegados, pois meu pai nos achará. Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora: Haja o que houver, meu pai estará sempre a meu lado.

- Vamos, abaixe-se e tente sair por este buraco, disse o pai

- Não! Deixe eles saírem primeiro. Eu sei que, haja o que houver, você estará me esperando!            
                                             História divulgada pela ONU numa conferência internacional.

 Quão belo o conteúdo e quanto ensinamento nos traz este pequena sentença do evangelista Mateus, ao anunciar a palavra do Cristo: "Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos?.

No entanto, somos acostumados e ler e guardar apenas o que nos interessa e nesse caso o que pode nos interessar: ?... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos?.

E por ocasião das nossas aflições procuramos por Jesus ou por Deus (porque geralmente são nessas horas, de aflições, que nos lembramos dEles) e quando não os encontramos, aí nos desgostamos e nos revoltamos: Ora, onde está Deus agora que preciso tanto, como é que Jesus promete as coisas e depois não as cumpre.

Só que não analisamos toda a sentença, e neste pequeno ensinamento, mas de profundo significado, o evangelista, com muita propriedade e não por acaso, inicia dessa forma: ?Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado...?.

E o que Jesus nos ensinou (e suas palavras não foram meras palavras ao vento, pois acima de tudo, vivenciou-as) talvez não esteja sendo bem interpretado, e precisamos interrogar nossas consciências e saber se o seu ensinamento: humildade, simplicidade, pureza de coração, caridade, amor ao próximo está sendo bem executado por nós. Claro, sabemos que somos humanos e ainda bastante imperfeitos, porém, é mister que façamos o nosso auto-conhecimento e iniciemos de vez a nossa reforma íntima, perseverando e persistindo em evoluir nos pensamentos e principalmente nas atitudes, para que elas possam refletir o ensinamento do Mestre e para que também possamos ?estar com ele, Jesus, e conseqüentemente com Deus.

Portanto, quando procurarmos por Jesus ou por Deus e não obtivermos resposta imediata, não nos rebelemos, e sim analisemos, primeiramente, se nossa conduta e nossas atitudes podem nos credenciar para estarmos com Eles todos os dias, porque tanto Jesus, quanto Deus, seguramente ?estão conosco todos os dias, até a consumação dos séculos?.

Boa reforma íntima, e não obstante os tropeços, persista, vale a pena!

 

Centro Espírita Amor e Caridade ? Rua José Zortéa, 204 ? CAPINZAL SC.

Palestras públicas: Segundas-feiras ? a partir das 19:50 horas.

Anterior

Tranças da Terra

Próximo

Hospital Nossa Senhora das Dores

Deixe seu comentário