É BOM SABER...
O EGOÍSMO NOSSO DE CADA DIA
Diariamente, há inúmeras demonstrações de egoísmo partindo de nós ou à nossa volta.
É o motorista que para o carro em fila dupla, só por um minutinho. (e costumamos falar mal quando é outra pessoa que faz isso...)
O torcedor que, para festejar a vitória do seu time esportivo, sai com seu carro buzinando pelas ruas, independente da hora e do local. (e olha que a maioria de nossos habitantes trabalham em horários não usuais e muitas vezes, nessa hora estão procurando dormir, descansar, mas a nossa alegria é mais importante do que os direitos dos nossos semelhantes...)
É o religioso que, a pretexto de atender os seus fiéis, transmite seu ato litúrgico através de autofalantes. (e muitas vezes o espaço é pequeno e o público também. Talvez o nosso vizinho não seja adepto da nossa crença. Sem contar outros inconvenientes, como dificultar o trânsito e outros mais).
O passageiro que entra no transporte coletivo e corre para pegar o lugar vazio, sem olhar se tem algum idoso, alguma senhora grávida, ou uma mãe com criança, que precisaria trafegar melhor acomodado. (A gentileza, a educação e o bom senso talvez tenham sido relegados e esquecidos por muitos de nós).
São as comemorações com fogos de artifício, sem se cogitar de enfermos nos hospitais, crianças dormindo nas casas. (E os exemplos em muitas ocasiões vêm de cima, com tremendos exageros).
É aquele que procura furar a fila, tentando um jeitinho, desconsiderando os que chegaram antes dele. (E se estiver na nossa vez na fila, geralmente não gostamos disso, portanto procuremos não praticar tais atos prejudiciais a todos).
São os pais que se portam com intolerância e irritação, quando o filho pequenino não se porta adequadamente no restaurante, exigindo-lhe atenção e ocasionando demora à sua refeição.
Dificultar a circulação de veículos, por não dar a vez ao motorista que está saindo da garagem, de estacionamento ou tentando entrar numa via preferencial. (Os nossos motoristas andam tão nervosos, apressados que parece que esquecemos das pequenas gentilezas, entretanto quando somos nós que queremos sair da garagem ou do estacionamento, ou mesmo entrar na via preferencial, aí nos queixamos da falta de gentileza... da falta de educação no trânsito...)
Com o pretexto de estar com pressa, tratar os familiares com grosseria e estupidez. (Ninguém é obrigado a tolerar o nosso mau humor, nem mesmo os pobres dos nossos familiares. Mau humor, irritação é sinônimo de desequilíbrio e não é com grosseria e estupidez que nos reequilibraremos).
Prender a porta do elevador enquanto conclui a conversa ou se despede demoradamente. (Ah se somos nós que estamos à espera do elevador e geralmente estamos com muita pressa).
Estacionar o seu veículo, sem observar se está ocupando mais de uma vaga, ou se não vai trancar ou dificultar a movimentação dos demais veículos. (Este é um problema grave. Somos uns verdadeiros folgados na arte do estacionar, geralmente não nos preocupamos com os demais).
Infelizmente, há muitos exemplos a serem dados de egoísmo explícito.
O egoísmo é um dos grandes males da Humanidade, também por ser fonte geratriz de orgulho, de prepotência, de ingratidão, de desordem, de rebeldia, de violência, de sovinice, de indiferença.
A primeira providência para combater esse mal em nós é examinar-nos com atenção e intenção, identificando as atitudes egoístas de cada dia, desde as mais pequeninas até às mais relevantes.
Depois, começar a dobrar essa personalidade equivocada, impondo-se medidas corretivas, intencionalmente corretivas.
Eis algumas dicas bem singelas:
em casa, não se apressar ou atropelar tudo e todos, para ter tempo de assistir a telenovela ou ao telejornal;
Não deixar as crianças com fome, esperando que você termine de assistir a esse ou aquele programa na televisão, ou que você conclua a longa conversa ao telefone;
Se o seu filho lhe pedir para brincarem juntos, deixe a leitura do jornal ou da revista para depois, e vá diverti-lo, com toda a atenção e boa vontade;
Se estiver cuidando do seu filho, busque atividades que digam respeito à idade e à vontade dele, e não insistir para que ele faça o que você quer. Não fique ao lado dele, somente, enquanto ele brinca. Brinque com ele, role no chão, viva o mundo dele;
Sentado à mesa para a refeição, procure servir aos demais, em primeiro lugar, com paciência e zelo;
Quando for tomar banho, faça-o adequadamente, mas com rapidez. Preocupe-se com a água e com a natureza em si, se continuarmos assim, nos demorando em demasia no banho, logo, logo faltará água para todo mundo.
Ao terminar seu banho, deixe o banheiro em condições de uso para os outros, para que esses não tenham que fazer uma faxina antes de usar; e não só o banheiro em todos os ambientes procure deixar em condições de uso para os demais.
Ao invés de ficar pedindo pelas coisas em casa, antecipe-se e providencie o que você quer, por conta própria; e também procure fazer gentilezas para os demais familiares e colegas. Ser agradável é saudável, principalmente para quem procura surpreender os demais com pequenos bons atos.
Ajude na arrumação da casa, cuidando para não bagunçá-la. Todos somos responsáveis pela higiene e trato de nosso lar e demais ambientes. Alguém tem que limpar sempre, e se fosse você ou a sua mãe que tivesse que fazer isso, gostaria que estivesse emporcalhado?
Ao se levantar pela manhã, faça-o sem pressa, arrume sua cama, ajude no atendimento dos menores, providencie o café da manhã, trate a todos com cortesia e simpatia; e procure levantar-se um pouco antes para não se atrasar e não atrasar os demais.
Ao sair de casa, seja cortês no trânsito, no transporte coletivo, nas ruas, nos elevadores, para com os atendentes, para com os colegas de trabalho. “Bom dia”, “boa tarde”, “por favor”, “obrigado” não machucam e tornam o ambiente bem mais prazeroso.
O egoísmo deve ser sobreposto pelo altruísmo. No egoísmo você é o único e o primeiro. No altruísmo, o próximo existe e merece toda a sua dedicação.
Amar ao próximo como a si mesmo, já ensinou Jesus há mais de dois mil anos.
Está mais do que na hora de modificar o egoísmo nosso de cada dia, para o altruísmo nosso de todos os dias.
Pensemos nisso!
Redação do Momento Espírita.
Em 07.06.2010.
Centro Espírita Amor e Caridade – Rua José Zortéa, 204 – CAPINZAL SC.
Palestras Públicas – Segundas-feiras – a partir das 19h50.
Ouça o programa “Momento Espírita” – De segunda a sexta-feira:
Rádio Barriga Verde AM – 7h30min. – Rádio Cidade FM – 7h45min.
Informe-se também sobre os Estudos Doutrinários.
Dúvidas, sugestões e questionamentos: centroesp@hotmail.com.br
26/05/2012 – VEM AÍ O VI CHÁ DAS ESTAÇÕES - Colabore, prestigie.
Informações: 9928-0975 ou 9936-2575
Deixe seu comentário