logo RCN

Dia de Campo atrai 100 pessoas para Linha Santa Catarina

O PRV, do francês André Voisin, foi introduzido no Brasil em 1964 por Nilo Romero, em Bagé e Luiz Carlos Pinheiro Machado, em Taquara.

A produção de Leite Orgânico e o Pastoreio Racional Voisin (PRV) atraíram cerca de 100 agricultores familiares, estudante da Escola Agrotécnica Federal e acadêmicos da UnoChapecó no Centro Comunitário de Linha Santa Catarina, em Concórdia.

O doutor em Produção Animal e engenheiro agrônomo Luiz Carlos Pinheiro Machado lembrou que a saída para viabilizar economicamente as propriedades rurais é a adoção do processo natural de fertilização do solo com a dispensa do uso de adubos e agrotóxicos.

?Essa providência pode ser adotada independentemente do tamanho da propriedade?, assegura Pinheiro Machado. Segundo, ele, a área tem de ser parcelada para o manejo correto, independente se são pequenas, médias ou grandes propriedades rurais. Lembra ainda que todos os pastos são adequados e se houver a utilização correta a produção pode ter um aumento de até três vezes. O engenheiro agrônomo também lembrou que a atividade rural não deve será baseada na monocultura. ?Tem de haver a soberania alimentar do agricultor?, advertiu.

O secretário municipal da Agricultura de Concórdia, Antonio Colussi, lembra que em Concórdia cerca de duas mil famílias estão envolvidas com a atividade leiteira.

 

 

Anterior

Qualificação profissional

Próximo

Tradição

Deixe seu comentário