Deputado preocupado com a preservação ambiental
Deputado preocupado com a preservação ambiental e sucessão no meio rural
Durante audiência pública realizada em Chapecó, para debater a aplicação da legislação ambiental, o Deputado Federal Celso Maldaner, destacou a preocupação com a falta de sucessores em cerca de 30 % dos estabelecimentos rurais do Estado. Segundo ele, as exigências no meio rural para se manter o funcionamento das propriedades agrícolas, contribuem para o enfraquecimento da agricultura familiar.
Segundo o deputado, além de se preocupar com as questões ambientais também é preciso buscar alternativas para manter os jovens no campo para dar seqüência à agricultura familiar. Durante o seu pronunciamento, Maldaner, também salientou que há necessidades de buscar soluções para a pequena propriedade rural, porém, ele comenta que é possível observar as realidades fundiárias de cada região. ?Santa Catarina precisa de uma legislação ambiental diferente dos demais Estados, já que a nossa realidade é diferente da encontrada por todo o país.
Celso Maldaner também lembrou que há agricultores que adquiriram as terras há mais de 40 anos, quando nem se falava em área de preservação ambiental. ?Estas terras foram compradas e desmatadas para iniciar a produção, porém, agora a lei exige que os agricultores comprem novas terras para destinar às áreas de preservação ambiental, mas nem todos têm condições de fazer esses novos investimentos?, comentou o deputado.
O parlamentar defende o desenvolvimento sustentável, mas respeitando o espaço de preservação ambiental, conforme cada caso. Maldaner finaliza dizendo que há cerca de 24 mil famílias nas áreas de preservação ambiental que correm o risco de perder as propriedades rurais e é preciso reverter essa situação. Durante a audiência realizada na manhã de hoje, 17, foi aprovado um documento contendo diversos pedidos e reivindicações que vão ser entregues a entidades em nível nacional.
Deixe seu comentário