logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Deputado Mário Motta abre Comissão de Legislação Participativa para sugestões da sociedade civil

Em reunião na manhã de quarta-feira, dia 3, a Comissão dos Direitos do Consumidor e de Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou a conversão em projeto de lei uma sugestão apresentada pelo Instituto de Municípios Participativos. A associação, com sede em Florianópolis, encaminhou ao colegiado uma proposta que dispõe sobre o incentivo aos municípios catarinenses, por parte do Poder Executivo, a implementarem uma política participativa em suas administrações.

O presidente da comissão, deputado estadual Mário Motta (PSD), destacou a importância da iniciativa. "Essa comissão abre espaço para que a sociedade civil, por meio de suas instituições representativas, participem efetivamente da elaboração de projetos de lei. Democracia é isso, o poder emana do povo", salienta. Com a decisão, o projeto de lei será encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Legislação Participativa

Legislação Participativa é o conjunto de mecanismos que permitem à sociedade civil propor e influenciar a elaboração de leis. Por meio da Comissão dos Direitos do Consumidor e de Legislação Participativa, associações, sindicatos, órgãos de classe e outras entidades organizadas (exceto partidos políticos) podem apresentar sugestões de iniciativa popular, além de pareceres e propostas técnicas.

Essas contribuições são recebidas, analisadas e instruídas pela comissão. Quando recebem parecer favorável, transformam-se em proposições de autoria da própria comissão, ao serem encaminhadas para tramitação. Se o parecer for desfavorável, a sugestão é arquivada, e as demais formas de participação seguem o trâmite regimental.

“O nosso objetivo aqui é aproximar o Parlamento da sociedade, fortalecer a cidadania ativa, qualificar políticas públicas e ampliar a transparência e o controle social sobre o processo legislativo. Sabemos que só estamos ocupando essa cadeira porque o povo nos deu este voto de confiança, por isso nada mais justo que o povo participe ativamente da atividade parlamentar ao sugerir ideias que possam virar leis no nosso estado”, frisa o deputado Mário Motta. 

Gustavo Milioli

Assessoria de Imprensa do Deputado Mário Motta


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

BRDE destaca papel estratégico no desenvolvimento dos municípios em nova edição do COMAC Anterior

BRDE destaca papel estratégico no desenvolvimento dos municípios em nova edição do COMAC

CURSO GRATUITO DE CUIDADOR DE IDOSO Próximo

CURSO GRATUITO DE CUIDADOR DE IDOSO

Deixe seu comentário