logo RCN

Deficientes físicos pedem apoio aos vereadores

Os integrantes da Associação Regional de Atletas Deficientes (Arad)

 

Joaçaba - Os integrantes da Associação Regional de Atletas Deficientes (Arad), usaram a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Joaçaba na noite de quarta-feira, 19, para pedir expôr as ações desenvolvidas pela associação e pedir apoio aos vereadores. Os professores Adão César de Oliveira e Fernando Orso Alves, relataram os avanços obtidos pela ARAD, principalmente depois da realização dos Parajasc em Joaçaba.

A finalidade da associação é difundir o desporto para pessoas com deficiência física e mental. Vários projetos estão sendo encaminhados, como o desenvolvimento da equipe de basquete para cadeirantes que leva o nome Guerreiros da ARAD. Essa equipe representa Joaçaba em várias competições, atualmente disputa a Liga Oeste de Basquete. Também está projetada a criação da equipes Pequenos Guerreiros, para envolver crianças com deficiência. Paralelo a isso a ARAD tem um projeto de inclusão através de aulas de capoeira para desenvolver a coordenação motora dos deficientes.

A associação apresentou um projeto de captação de recursos. Segundo a direção da ARAD, para manter os projetos e custear o transporte dos deficientes, são necessários R$ 2,6 mil por mês. Além de apresentar as ações desenvolvidas, os representantes da associação também destacaram um problema enfrentado por todos os deficientes da cidade, a falta de adaptação do transporte coletivo. O professor Fernando Orso Alves, explicou que há uma dificuldade grande de locomoção dos deficientes porque nenhum ônibus possui acesso especial para que essas pessoas possam locomover-se na cidade.

Ele cobrou a criação de uma política pública para essa área e mostrou exemplos de outras cidades. Em Londrina-PR, 43% da frota do transporte coletivo já está adaptado para deficientes. ?Sem essa possibilidade, muitos deficientes acabam convivendo com o isolamento de seus lares?, destacou. A Câmara de Vereadores tem um projeto que obriga as empresas de ônibus a instalarem rampas de acesso nos ônibus. Esse projeto está retido nas comissões para discussão entre os vereadores.

O professor Adão César de Oliveira também falou sobre a falta de acessibilidade em várias repartições da cidade e exemplificou que em dois colégios da rede pública estadual, alunos com deficiência física são carregados pelos colegas para chegar à sala de aula, que fica no andar superior dos prédios. A falta de rampas, impede o acesso direto dos deficientes.

Depois da criação da ARAD, muitos deficientes que sofriam de depressão, ganharam nova perspectiva e passaram a envolver-se ativamente no projeto. Várias pessoas com deficiência estiveram na sessão. Os vereadores enalteceram a iniciativa e ofereceram apoio irrestrito para os integrantes da associação. Nesta sexta-feira, 21, é o Dia Nacional de Lutas da Pessoa com Deficiência. O tema deste ano é ?Acessibilidade: Você tem Compromisso?.

 

 

Foto de Fernando Orso Alves e do plenário

 

 

Anterior

LANÇADO EDITAL DE LICITAÇÃO

Próximo

CNEC rumo 2010

Deixe seu comentário