logo RCN

Contrato para construir a torre do Radar do Oeste é assinado em Chapecó

A torre será construída no loteamento Desbravador, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina.

A instalação do Radar meteorológico no Oeste, em Chapecó, avança mais um passo. Nesta terça-feira (11), foi feita a contratação da empresa que vai construir a torre do equipamento. O ato ocorreu durante a manhã na ADR de Chapecó. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e o engenheiro da secretaria, Leonel Fernandes e demais atores envolvidos no processo estiveram presentes.
A empresa que irá construir é a Salver Construtora e Incorporadora Ltda. A modalidade de contratação foi do tipo concorrência pelo menor preço. O valor do serviço é de R$ 2. 333.333,33 (dois milhões, trezentos e trinta e três mil e trinta e três centavos). O prazo de execução é de 180 dias a partir da emissão da Ordem de Serviço. 
A torre será construída no loteamento Desbravador, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina. A edificação ficará a 800 metros de altitude. Conforme Fernandes, o prédio que vai receber o equipamento contará com 16, 5 metros de altura e cinco pavimentos. Dentro do prédio, haverá salas de informática com os equipamentos de monitoramento. No último andar, ficará o radar. No pátio, haverá espaço para heliponto, estacionamento e o Centro Regional da Defesa Civil. 
Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o radar e a torre e complementam. "A empresa SELEX ES GmbH (Alemanha) fabrica o equipamento e agora foi feita a contratação da empresa para construir a edificação do aparelho. A  etapa só finaliza com a instalação do radar que deve ser ainda no primeiro semestre de 2017", explica. O valor do equipamento é de R$ 10 457.240,00.
Segundo ele, no final de novembro uma equipe técnica da Defesa Civil vai até a Alemanha para certificar o funcionamento do aparelho e fazer os testes. "Durante toda essa fase, é feita a construção de todo o sítio onde será instalado o radar e o Centro Regional", diz Moratelli. 
 
Radar
 
O Radar que será instalado em Chapecó é do modelo Banda S. Ele deve cobrir 43% do território do Estado, ou seja, 138 municípios catarinenses. Conforme o gerente de Monitoramente e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, a região Oeste e Meio Oeste são as mais expostas a tempestades, granizo, raios e vendavais. "O Radar ajudará a identificar a formação e intensidade de eventos com antecedência nessa região para a população se preparar e buscar abrigo seguro", diz.
A previsão de operação do equipamento é no final do primeiro semestre de 2017. 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Defesa Civil

 
 
VOLTANDO NO TEMPO Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

Revitalização de passeios públicos Próximo

Revitalização de passeios públicos

Deixe seu comentário