logo RCN

Colégio Drummond

Colégio Drummond participa da Feira de Matemática em Catanduvas

 

Alunos e Professor apresentam Projeto sobre a influência da Lua no nascimento dos bebês, com levantamento feito junto ao Hospital Nossa Senhora das Dores, em Capinzal.

 

 

O Curso e Colégio CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE participou da VII Feira Regional de Matemática ocorrida no dia 19/09/2006, em Catanduvas ? SC ? com o Projeto INFLUÊNCIA DA LUA NO NASCIMENTO DOS BEBÊS. O projeto foi coordenado pelo professor Adalberto Machado dos Santos e teve como expositores os alunos Daniel Marcelo da Luz, Jozeane Aparecida da Luz e Kalinka Senna Porto.

O conhecimento vulgar ou senso comum é aquele que o ser humano utiliza para explicar de maneira simplória, sem o rigor científico, os fenômenos que o cerca. Já o conhecimento científico é sistemático, criterioso, exige pesquisas, demonstrações, comprovações, números que reflitam parte ou toda a realidade analisada.

É comum escutar pessoas dizendo que nascem mais crianças nos dias de mudança de fase da Lua ou na Lua Cheia (Senso Comum). O objetivo deste trabalho é comprovar se essa sabedoria popular tem respaldo científico. Foram coletados dados junto ao Livro de Registros de Nascimentos do Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal ? SC ?, num período de 18 meses, perfazendo um total de 284 partos normais. Nos resultados obtidos constata-se que:

29% dos partos normais ocorreram na Lua Cheia (85 partos normais);

28% na Lua Nova:(79 partos normais);

23% na Lua Minguante (64 partos normais)

20% na Lua Crescente (56 partos normais)

Não se pode afirmar com certeza que sempre nascem mais crianças na Lua Cheia, pois as porcentagens ocorridas na Lua Cheia e na Lua Nova se equivalem.

Quanto ao dia da mudança de Lua, os dados são os seguintes:

14% dos partos ocorrem no dia da mudança de Lua (39 partos normais)

86% de partos nos outros dias (245 partos).

Caso seja feito um cálculo com a média de nascimentos diários, contando todos os dias das 4 fases da Lua (aproximadamente 29 dias):

284 : 29 = 9,79.

9,79 é a média de nascimentos por dia em 29 dias de cada ciclo (as 4 fases).

Multiplicando este valor (9,79) por 4, que são os dias de Mudança de Fase, têm-se:

9,79x 4 = 39,19.

39,19 é o número de nascimentos nos 4 dias de mudança de Lua em cada Fase. A pesquisa registrou 39 nascimentos nestes 4 dias, logo, não se pode afirmar que nasceram mais crianças nos dia de mudança de Lua porque os números ficaram próximos à média de nascimentos dos outros dias.

Resumindo, acredita-se por estes números que o dia dos nascimentos são aleatórios, não tendo vínculo com as Fases da Lua.

Com este trabalho não se quer desmerecer o Senso Comum (sabedoria popular) por entender que esta é a forma mais simples que o ser humano encontrou para explicar fenômenos, apenas quer cumprir de maneira honesta e clara a função da escola e dos professores que é de apresentar o conhecimento científico, evitando o uso de informações sem comprovações para explicar os fatos, e com isso, criar no aluno o gosto pela pesquisa, coleta de dados e comprovação das idéias de maneira mais correta.

Anterior

Amigos no O Tempo

Próximo

Acidentes de trânsito

Deixe seu comentário