Município realiza assinatura do Programa Bolsa Treinador 2026 |
Cimara solicita demarcação de solo de estacionamento na Rua Célio Rocha
Sessão plenária ordinária
A sessão plenária ordinária realizada terça-feira, 16 de Setembro, na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri, no plenário Edgar Lancini, na ordem do dia a primeira secretária da Mesa Diretora e presidente da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação Final, Cimara Moreira Baú (PMDB) fez a leitura dos ofícios expedidos, recebidos, também dos projetos de lei e dos relatórios das comissões permanentes, discutiu sobre os projetos de leis, bem como, realizou indicações.
- Solicitou ao poder executivo, em nome dos moradores da Rua Célio Rocha, localizada próxima à subestação (recepção e de distribuição de energia elétrica), para que seja realizada a troca da placa indicativa da referida rua, pois está danificada. Também que seja providenciado de forma urgente a demarcação de solo, de estacionamento, pois está danificada, prejudicando o trânsito de veículos, uma vez que os condutores estacionam de ambos os lados da via, dificultando o livre acesso do transporte e locomoção.
- Solicitou também a implantação de uma guarita na localidade de Engenho Novo, próximo a residência da Sra. Maria Isabel Fagundes, com o objetivo de atender os munícipes que dependem do transporte para se deslocarem para outras comunidades do interior e do centro da cidade. Com a falta da guarita as pessoas ficam expostas as intempéries do tempo.
TRIBUNA POPULAR – Fizeram uso da tribuna popular, Roselange Barbara Zenere Baretta, professora da UNOESC, Campus Aproximado de Capinzal e Valda Pelizzaro, aluna da terceira fase do curso da UNITI, representando os demais alunos do curso, presentes na sessão. Roselange fala sobre o trabalhão desenvolvido no referido curso. Enfatiza o trabalho dos vereadores, tendo conhecimento da responsabilidade dos mesmos em ajudar a decidir o destino da coletividade, numa forma de superação até do ponto de vista das questões partidárias, consequentemente, tendo sempre o bem comum em primeiro lugar. Enalteceu a presença da Vereadora Cimara no Legislativo e a importância de estar ali representando a classe feminina capinzalense.
Valda deu seu depoimento sobre a aula prática que tiveram na Câmara de Vereadores, sendo que a mesma já ocupou uma cadeira no Legislativo de Zortéa. Fala da importância de ter representantes mulheres no Legislativo, pela capacidade de ponderação e sensatez. Parabenizou Cimara por estar exercendo a função. Segundo Valda a terceira idade é uma das melhores fases, sendo que como acadêmicos estão tendo a grande oportunidade de buscar conhecimento e entendimento disponibilizado pelo ensino superior. “A universidade está sendo para nós um estimulo de vida, pois, percebemos o quanto as pessoas nessa idade estão disposta para uma vida mais saudável, até porque toda aula tem novidade, o que enriquece a experiência de vida”, assim Valda definiu o curso UNITI.
Cimara cumprimentou todo o grupo de uma forma muito carinhosa e especial. Disse ser conhecedora do trabalho que é realizado com os acadêmicos da UNITI, através de pessoas de seu convívio. Parabenizou a Unoesc pela iniciativa em proporcionar o mencionado curso. A Vereadora frisou a importância do grupo estar participando da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores e que a presença da população se faz necessária para conhecer o trabalho do vereador em benefício da população.
PALAVRA LIVRE – Quanto as Agentes Comunitárias da Saúde, o Legislativo concluiu com sucesso a tramitação do projeto de lei sobre a reivindicação do grupo sobre a lei federal promulgada em junho determinado piso nacional do salário desses profissionais. Cimara disse que a valorização também deve ser proporcionada a outras categorias de profissionais do poder público, tendo a reivindicação, os parlamentares atuarão também em prol das causas. Cimara na última sessão de Agosto fez uma indicação para instalação de um telefone público na localidade de Vidal Ramos. Nessa Sessão socializou ter recebido do Executivo a cópia do ofício encaminhada a empresa Oí, para que o órgão responsável atenda a solicitação. Quanto a pavimentação asfáltica que terá início no centro da cidade, podendo citar a Rua Gracia Gramazio Pereira de Lima e a Rua Arminio Hannel, próximas a Escola Municipal Viver e Conhecer, Cimara lembra a população que parte do recurso investido em tal obra, possui a sua contribuição e do vereador Coronetti. Quando no primeiro semestre de 2013, buscaram junto a estância estadual através de deputado o valor de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) que seria investido na construção do Centro Dia do Idoso. Por determinação do poder executivo, esse valor não será investido na construção da referida obra, e sim destinado a pavimentação asfáltica no centro da cidade e aquisição de máquinas, conforme projetos elencados.
Usando a Tribuna Popular: Roselange (professora da Unoesc de Capinzal), Valda (acadêmica da Uniti) e no detalhe a vereadora Cimara, o presidente do Legislativo (Coronetti) e funcionários da Câmara Municipal.
Deixe seu comentário