Após mais de 1,7 mil procedimentos em 2025, SC Transplantes renova frota de veículos |
Chapa OAB 01 Participativa: eleição da subseção de Joaçaba
Advogados pedem apoio também em Capinzal e Ouro
A cidade de Capinzal foi visitada pelas lideranças da Chapa 01 que concorre à eleição da subseção de Joaçaba em 19 de novembro, sendo a mesma denominada de OAB Participativa. O candidato a presidente da Chapa 01, Jerri José Bacher Júnior acompanhado de Clóvis Dal Cortivo e demais pessoas, estiveram em Capinzal no período da manhã e da tarde, quarta-feira, 07 de novembro. Registramos a visita no gabinete do advogado Felipe Lanhi e também estava presente a advogada de Capinzal, Fabiana Matzenbacher.
Segundo Jerri estiveram em Capinzal para mostrar aos advogados a proposta da Chapa 01, sendo uma OAB Participativa, para tanto, a Delegada da Caixa de Assistência da Subseção de Joaçaba é Fabiana Matzenbacher, sendo que a iniciativa tem o intuito de aproximar mais os advogados capinzalenses da OAB. A pretensão é trazer a OAB também para Capinzal, então foi firmado um convênio com a Unoesc, visando realizar as reuniões trimestralmente, quando os advogados podem expor seus problemas e ideias. Ainda destacou o nome de demais advogados de Capinzal que fazem parte da Chapa 01 Participativa: Ivo Pedrinho Paggi e Pedro Morosini.
A nova gestão da OAB quer lutar na defesa das prerrogativas dos advogados, fazendo com que os direitos sejam assistidos pela OAB e respeitado pelos juízes, magistrados e promotores também da Comarca de Capinzal.
Na questão do governo Federal perante o descrito na Constituição da República, porém, quando a Defensoria da Ativa apresentava um advogado para defender o cidadão acabou sendo caracterizado inconstitucional, algo decidido pelo Supremo Tribunal Federal e agora o Governo do Estado está criando a Defensoria Pública. Defensoria Pública são pessoas (funcionários) contratadas pelo Estado que passam a fazer a defesa do cidadão, para tanto serão criadas 20 unidades para defender o cidadão, devendo na nossa região ser criada em Joaçaba.
A OAB pretende tratar os advogados mais antigos com respeito e receber os mais novos com as portas abertas. A pessoa que está entrando para a OAB tem de ter um tratamento diferenciado, pois os que aí estão, mas tem uma atenção especial para o jovem advogado, pois criaram na Subseção de Joaçaba, sendo o resgate, pois quem passa no exame da Ordem dos Advogados recebe a carteira numa solenidade, inclusive, o Estatuto da Advocacia, artigo VIII, prevê que o advogado para entrar na OAB deve prestar o juramento perante o Conselho. Quanto aos advogados mais antigos de profissão, dispõem da Caixa de Assistência que presta todos os serviços possíveis, a exemplo de previdência suplementar, plano de saúde e muito mais.
Conforme Jerri existe uma diretriz de interesse em acompanhar e fiscalizar a questão da implantação da Defensoria da Ativa na região de Capinzal e Joaçaba, pois pensam em se solidarizar com o Poder Judiciário postulando reuniões trimestrais, ou seja, chamar advogados e juízes (magistrados) para saber quais são as dificuldades, para que todos juntos possam ter uma justiça melhor. A intenção é integrar a OAB às demais entidades de classe, onde a OAB realmente cumpra o seu papel de defender o cidadão. A meta é ampliar a participação dentro dos órgãos públicos para defender os interesses da OAB também da sociedade, realizando reuniões, criar um site disponibilização de armazenamento de dados dos jovens advogados, lançamento de um informativo em periódico e aprimorar as comissões da Subseção. Jerri informou que o jovem advogado que não é conselheiro, pode vir a participar das comissões da Subseção da OAB de Joaçaba e região.
O Conselheiro Estadual Titular da Chapa 01, Clóvis Dal Cortivo (de Joaçaba), informou que a eleição será realizada no dia 19 de novembro, algo que vai decidir quem serão os novos dirigentes da OAB de Santa Catarina, tanto em nível estadual quanto das subseções. Para que todos entendam, a Subseção de Joaçaba é composta pelas comarcas de Joaçaba, Herval d’Oeste, Capinzal e de Catanduvas.
Quanto a eleição que se realiza em nível estadual visando a escolha de seus novos dirigentes, a Chapa da Nova Cidadania da qual faz parte Clóvis como conselheiro, é composta por Márcio Luiz Fogaça Vicari (presidente / Florianópolis), mais Diogo Nicolau Pítsica (presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de SC), ainda Ricardo Antônio Cavalli (vice-presidente / Chapecó), José Carlos Damo (tesoureiro / sendo de Videira). Essas pessoas para a região do Oeste e Meio Oeste é de grande importância, pois com certeza teremos grande representatividade na direção em favor de nossa região. As eleições ocorrem a cada três anos, mas Clóvis acha que jamais teve chapa única, devido certas divergências de ideais.
Para melhor informar, ouça sonora em nosso site.
Algumas propostas:
- Valorização do advogado, defesa das prerrogativas e dos honorários;
- Acompanhar e fiscalizar a implantação da Defensoria Pública;
- Solidarizar-se com o Poder Judiciário para melhorias, postulando reuniões trimestrais;
- Integração com demais entidades de Classe:
- Ampliar a participação juntos aos órgãos públicos para deliberações que envolvem interesses da OAB e da Sociedade;
- Descentralizar as reuniões da Subseção e disponibilizar da ferramenta para armazenamento de dados;
- Lançamento do informativo on line periódico;
- Aprimorar as Comissões da Subseção;
- Implementar as palestras e cursos virtuais da ESA;
- Ampliar os convênios da CAASA e manter as atividades benéficas;
- Disponibilização e incentivo de serviços de digitalização de arquivo para escritórios;
- Elaborar estudo para viabilização da sede campestre.
Toda essa informação e muito mais no site: http://jornalotempo.com.br
Ao centro da foto: Jerri José Bacher Júnior
Deixe seu comentário