Câmara de Vereadores de Herval d' Oeste
-
- Presidente do Legislativo hervalense Adelar Provenci ? Kiko.
Presidente do Legislativo hervalense Kiko dirige Moção de Aplauso ao Dia Internacional da Mulher
Herval d' Oeste - Aprovado por unanimidade a Moção de Aplauso nº 002/2016 de autoria do presidente do Legislativo hervalense Adelar Provenci - Kiko- com apoio de todos os vereadores dirigida a todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8 de março. "Esta data celebra a importância da mulher, suas lutas, sonhos e conquistas". Destaca o presidente.
Kiko citou em seu pronunciamento que a ampliação do papel da mulher e seu destaque tem refletido em mudanças na forma de vivência da humanidade hoje, sendo um dos assuntos que mais geram discussões na atualidade. Essa reflexão ressurge na passagem desta data, quando há um convite para que a mulher reflita sobre suas conquistas e o que pode ser concretizado de melhor para o gênero no presente e no futuro. Esta data referencia principalmente a participação da mulher e sua dinâmica dentro da história, dando ênfase ainda a longa caminhada da categoria na busca pelo reconhecimento de seus valores. Já não se discute mais apenas a sua atribuição de mãe, esposa e dona de casa, mas a sua conciliação em frente a outras funções. A mulher não se tornou apenas atuante, mas parte decisiva em todas as áreas, comandando e determinando sobre ações que pertenciam apenas ao homem.
"É certo destacar que as vitórias alcançadas pela mulher ganharam maior representatividade com sua inserção no mercado de trabalho, fato que tem revolucionado a forma de viver e o cenário principalmente da sociedade ocidental. Além do ser singelo e belo capaz de gerar vida, a mulher vem ao longo das décadas mostrando beleza e sabedoria ao exercer variadas atividades. O reconhecimento da mulher como um ser capaz de decidir e participar da vida em sociedade mudou o olhar sobre a família e a conjuntura na formação da cultura e dos costumes da vida contemporânea".
Kiko ressaltou que o dia 08 de março ficou marcado como uma data que homenageia a mulher, após alguns fatos históricos que destacaram a luta do sexo feminino. O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação em uma fábrica de tecidos, no ano de 1857, em Nova York (EUA). Na ocasião elas pediam a diminuição da jornada de trabalho de 16 para 10 horas por dia, o direito à licença-maternidade, a equiparação de salários com os homens, já que as mulheres chegavam a receber apenas um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho e tratamento digno dentro do ambiente profissional.
O marco do "Dia Internacional da Mulher" aconteceu em 1917, ano em que a Rússia viveu a revolução bolchevique e saiu oficialmente da guerra. A participação das russas nas manifestações de paz e o movimento feminista daquele país se tornaram referência para o mundo. Somente em 1975, que em Assembleia Geral, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente a data. "Reverencio hoje o Dia Internacional da Mulher, os movimentos que denunciaram a opressão das mulheres até que chegassem ao momento em que elas vêm utilizando, apropriadamente, o poder e sua feminilidade".
Deixe seu comentário