ACIRP dá início às atividades do Programa Voz Única Eleições de 2026 |
Caixa Econômica Federal
Superintendente Regional da CEF dá posse no novo gerente da Agência de Capinzal e Tuto passa a gerenciar instituição bancária em Caçador
O superintendente da Caixa Econômica Federal, da Regional do Oeste, Chapecó (SC), Ricardo Bier Troglio, segunda-feira, 19 de agosto esteve na cidade de Capinzal dando posse no atual gerente geral da CEF local, Vilmar Adão Parizotto, que passou a substituir Fábio Luiz Carelli (Tuto, provido para o município de Caçador). Este é um processo normal na CEF, fazendo o rodízio de gestores. Parizotto era gerente na cidade de Herval d’Oeste, onde a CEF inaugurou a agência há quase um ano, que a exemplo de Tuto pelo excelente trabalho prestado, também foi promovido.
Segundo Ricardo, a Região Oeste de SC abrange 127 municípios e conta com 36 agências, então os gerentes gerais são preparados para atuar em qualquer microrregião, pois a CEF é um banco completo, representa 17 Ministérios (aprova projetos, acompanha obras, faz liberações ao setor público), sendo que Caixa trabalha com micro, pequena e grandes empresas, atua com a distribuição dos programas sociais do Governo Federal, também lida com a questão dos trabalhadores, ainda sendo muito reconhecida pela habitação. Foram assinados 19 contratos de habitação rural com o município de Ouro, dia 19 de agosto, na terça-feira (20), mais 23 contratos firmados, porém, com Ipira, demonstrando que a CEF é muito forte nesta área, ou seja, é líder absoluta.
O que faltava era entrar no crédito agrícola (rural), sendo custeio e investimento, porém, neste momento ainda estão com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf. No custeio e investimento passam a atender pequenos, médios e grandes produtores, cooperativas e empresas que atuam no agronegócio, pois a Caixa vem colaborando com o desenvolvimento local, microrregional e regional.
A grande preocupação da CEF é na questão do bom atendimento, pois é o único banco que atende toda a população brasileira, do humilde ao abastado, já que atua com todos os programas do Governo Federal, com as linhas para o mercado financeiro, ainda de maneira internacional (exportação e importação), agora com produto para a área rural. Além das agências a CEF atua fortemente com os correspondentes bancários, sendo possível abrir caderneta de poupança nas casas lotéricas, fazer depósitos e retiradas, pagamento de contas e realizar empréstimos, inclusive, o processo habitacional é viabilizado o procedimento, favorecendo para um atendimento mais próximo do cidadão, sem depender tanto da agência.
Para Ricardo, o trabalho realizado por Tuto, em Capinzal, foi algo que fez por merecer o reconhecimento, pois o quadro funcional está feliz em prestar serviços, sendo que os clientes elogiam o bom atendimento da CEF, consequentemente, é uma marca que a Caixa tem em território capinzalense que vem de anos, pois é preservada essa credibilidade. A Caixa tem bons negócios na região, excelentes empresas que trabalham com a CEF, pois essa instituição bancária tem uma linha muito boa para os trabalhadores das empresas, sendo reconhecida como um banco de juros baixos no mercado.
Na última semana a CEF divulgou o seu balanço, sendo que cresceu no crédito 43%, enquanto os bancos privados nacionais desenvolveram-se em torno de 8 a 9% no crédito, o que vem acontecendo desde 2008, fazendo com que a Caixa ultrapassasse os dois maiores bancos privados do país em termo de crédito. Hoje, o banco que tem maior volume de crédito no país é o Banco do Brasil e em segundo vem a CEF (dois bancos públicos fortes), sendo que a agora a Caixa ruma para ultrapassar o grande banco privado nacional, ainda nos ativos totais, algo que mede também o tamanho dos bancos. A Caixa tem um crescimento sustentável, sendo que em 2012 ganharam seis milhões de novos clientes e neste primeiro semestre só em conta corrente foram mais de dois milhões de novos clientes que buscam na CEF as melhores condições para fazer os seus negócios.
Somadas todas as linhas de produtos e serviços, ao crédito rural a Caixa ficou completa, além de suas linhas de créditos exclusivas, por ser um banco 100% público, ao que diz respeito ao trabalho em parceria com as Prefeituras, pois está presente nas principais obras em que os municípios estão fazendo. Seja por repasse das emendas parlamentares, do Orçamento Geral da União, dos Ministérios e de suas próprias linhas de crédito. O pacote de vantagens que traz a CEF para os trabalhadores que fazem a portabilidade do salário para a Caixa, além de ter um ano de isenção de tarifas, lhes é garantido às menores taxas do consignado, do habitacional, nas linhas de créditos existe um bom desconto. Para aqueles que têm dinheiro sobrando e quiserem fazer aplicações, a CEF tem fundos com taxas de administração reduzidas para os com contas na Caixa. Foi o conjunto de vantagens que fizeram com que a Caixa é o banco que mais cresce desde 2008 no Brasil.
Tuto respondeu pela Agência da CEF de Capinzal por quatro anos e meio, completados no mês de julho, agora topou um novo desafio, sendo outro porte de agência e de cidade. “Precisamos constantemente nos desafiar em busca do crescimento pessoal aliado ao crescimento de nosso país e de nossa região. A Caixa hoje é 100% Governo Federal, sendo uma de nossas missões é promover constantemente o atendimento e a qualidade de vida da população”, assim se expressou sobre sua função e a missão da instituição bancária.
A carreira bancária de Tuto iniciou em 1989, na sua cidade natal, Capinzal (SC), consequentemente, com muito orgulho retorno para o território capinzalense, sendo quatro anos e meio na função de gerente geral. Além de Capinzal Tuto também trabalhou em São José do Cedro, Joaçaba, Dionísio Cerqueira, então topou o mais recente desafio: Caçador (SC).
No período em que Tuto respondeu pela Agência Capinzal e região teve um crescimento muito grande na questão habitacional, sendo cumprida uma das diretrizes do Governo Federal, inclusive, sabendo da necessidade regional procuraram buscar bastante recurso para serem aplicados. A Agência cresceu e muito na área de aplicação de recursos (em proveito das micros e pequenas empresas), ainda foi firmado uma parceria muito forte com a Prefeitura de Capinzal, onde é feito integralmente o atendimento do quadro funcional. Foram desafios da CEF e dos Municípios feitos e que foi possível alcançar a concretização da realização.
Segundo Tuto, como falou o superintendente Ricardo, enquanto as instituições privadas estavam segurando o crédito, realizando o trabalho de uma forma diferente, a CEF entrou fortemente para poder fomentar o país, não se retraiu, foi a campo. “Se a crise existe, temos que buscar uma solução para combater, então a CEF trabalha muito forte possibilitando gerar emprego e renda”, assim Tuto definiu o sistema Caixa Econômica Federal.
A Caixa está sempre muito preocupada com o atendimento ao cidadão, portanto, estudos existem para licitar nova casa lotérica, porém, o planejamento está ainda de uma forma lenta, pois deve existir demanda o suficiente para tanto. “Tem que avaliar muito bem, pois não podemos pensar só na questão do cliente propriamente dito, mas, também no empresário que vai fazer o investimento, por isto, devemos equacionar essa questão. Os planos existem e estão sendo trabalhados com bastante carinho para que se possa realmente chegar até a onde a população necessita”, justificou Tuto sobre os correspondentes bancários.
Tuto agradece o apoio recebido, sendo que fez questão de citar Capinzal, Ouro, Piratuba, Ipira e Zortéa onde foram estabelecidas ótimas parcerias, tanto com o poder público como as entidades devidamente constituídas e com a população de um modo geral. O agradecimento também é extensivo aos seus colegas da Agência, composta por uma equipe maravilhosa que supera todas as dificuldades. “Estou saindo de Capinzal com a sensação de dever cumprido, pois foi um período muito bom, inclusive, sou da cidade, tenho meus pais e os familiares da minha esposa também são daqui. Mesmo estando em Caçador ou em outro município, Capinzal não fica distante nunca”, assim Tuto deixou suas considerações finais.
Parizotto saiu da Agência de Herval d’Oeste para assumir a CEF de Capinzal, sendo que iniciou a atividade bancária em 20 de março 1989, em Xanxerê, também trabalhou em São José do Cedro, Abelardo Luz, retornou para Xanxerê, por um ano e sete meses prestou serviços na nova agência aberta em Herval ‘Oeste. Parizotto desde que entrou para CEF sempre teve na mente trabalhar em Capinzal, pois nasceu na localidade de Pocinhos, município de Campos Novos, onde seus pais lá residiram por 40 anos. “Aos 11 anos de idade conheci as primeiras cidades coirmãs, Capinzal e Ouro, fiquei interno no colégio seminarista (Ouro/SC), estudei por um ano no Colégio Mater Dolorum (Capinzal), mas dois anos de estudos na Escola Silvio Santos (Ouro), sendo que estou muito contente e motivado por voltar à região”, essa é a satisfação de Parizotto.
Para Parizotto foi um desafio muito grande, pois ajudou a começar Agência da CEF em Herval d’Oeste, sendo Para ele algo motivador conquistar o primeiro cliente e inúmeros com o passar do tempo. Deixou a Agência numa situação muito boa, pois a CEF quando abre nova agência exige um prazo para retorno financeiro, sendo que atingiram o objetivo bem antes do esperado.
A intenção é da melhor maneira possível dar sequência ao trabalho desenvolvido por Tuto, pois Parizotto tem um perfil adequado com a nossa região, sendo natural do município limite de Capinzal (Campos Novos).
Na próxima semana vai visitar os prefeitos e empresários de abrangência da CEF de Capinzal. Parizotto fez das palavras do superintendente Ricardo as suas, pois a CEF atende todas as camadas sociais e disponibiliza de uma grande gama de produtos e serviços, pois a política adotada é o cliente está acima de tudo, por isto primam pelo bom atendimento à clientela. “Não existe resultado sustentável em nenhuma empresa, se não valorizar o seu cliente. Como qualquer empresa, temos que crescer, pois a Caixa aqui é forte e devemos torná-la ainda mais forte, para isto, vamos buscar novos clientes, então que aquelas pessoas que não conhecem a CEF, venham saber quais os produtos e serviços disponibilizados, a exemplo de financiamento de imóveis, reforma, habitação, na área comercial, empréstimos para micro e pequenas empresas, com as menores taxas de mercado.
Tuto (sentado) deixa CEF de Capinzal para assumir agência em Caçador, Parizotto (em pé à esquerda) atual gerente geral e à direita: superintendente Regional: Ricardo.
Deixe seu comentário