logo RCN

Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina

Zortéa sedia reunião da Amplasc contando com a presença de representantes das cidades de Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo e Vargem.

 

A Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – Amplasc realizou a sua reunião mensal, desta vez no município de Zortéa, segunda-feira, 19 de agosto, sob a presidência de Paulo José Franceschi. A Diretoria da Amplasc ainda é composta pelo vice-presidente Lucimar Antonio Salmória, 1ª secretária Inês Terezinha Pegoraro Schons, 2º secretário Marcos Nei Correa Siqueira, tesoureiro Nelson Gasperin Júnior, do conselho fiscal Nelson Cruz e Ademil Antonio da Rosa.

A equipe técnica da Amplasc está assim composta: secretária Executiva, Rosane Infeld; engenheiro Agrimensor, Murilo Spillere Milanez; movimento Econômico, Irineu Heller; assessor de Informática, Jair dos Passos; engenheira Civil, Juliana Aísi Breger Cenci; desenhista, Mara Regina Cordeiro; desenhista, Lucimara Cordeiro; engenheiro Ambiental e engenheiro de Segurança do Trabalho, Rodrigo da Silva.

Segundo o prefeito de Zortéa e presidente da Amplasc, Paulo José Franceschi, desenvolvem um cronograma de reuniões, cada vez em um município, sendo um dos principais assuntos debatidos sobre os resíduos sólidos, consequentemente, essa a Associação microrregional foi a primeira do estado de Santa Catarina que elaborou e aprontou o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos. A partir disto, foi discutido a instalação de uma empresa no município de Campos Novos, para fazer a coleta dos resíduos sólidos da construção civil e atender a demanda. “Existe uma pesquisa no Brasil, de que cada três casas construídas, sobra uma em forma de entulhos. Em questão de peso, 50% do lixo produzido no país, é resultado da construção civil. Tal empresa vai fazer o reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção civil, para a produção de tijolos e de blocos, com redução de 30% no valor da comercialização do produto reindustrilizado”, assim informa Paulo sobre um dos temas da reunião.

Um assunto bastante debatido foi a questão das sacolas plásticas, pois inúmeros municípios vem criando legislação para a diminuir as mesmas no supermercados, principalmente do gênero alimentício. Em seguida foi apresentado o balancete interno da Amplasc, também abordaram a capacitação para que os funcionários possam operar o Sistema de Convênios Nacional, ainda demais assuntos de interesse da categoria.

Na questão ambiental, segundo o prefeito Paulo, o município de Zortéa está dando um grande exemplo em termos de reciclagem e reaproveitamento de inservíveis através do Projeto Natal Sustentável, iniciado no mês de maio e estão preparando os enfeites natalinos através de recicláveis: garrafa pet, lata de refrigerante ou de cerveja, ainda a caixa de leite. O mencionado Projeto tem apoio do Consórcio Machadinho, da empresa Recicletar, sendo o grande parceiro do Poder Público os munícipes zorteenses, com 16 entidades organizadas dando sua participação e colaboração para o feito. 

Conforme Paulo, a próxima reunião da Amplas ocorre em Campos Novos (setembro), a última em Monte Carlo e reinicia por Brunópolis. Paulo informa que a primeira reunião da Amplasc foi realizada em janeiro no município de Zortéa, quando da posse da nova diretoria da Associação.  

Municípios que abrangem a Amplasc, são eles: Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa.

 

Após o encerramento da reunião, foi servido jantar de confraternização e integração no Restaurante e Pastelaria Dal’Ponte.

 

Caixa Econômica Federal Anterior

Caixa Econômica Federal

A nova diretora da SDR de Joaçaba marca presença na sessão da Câmara de Vereadores de Capinzal Próximo

A nova diretora da SDR de Joaçaba marca presença na sessão da Câmara de Vereadores de Capinzal

Deixe seu comentário