logo RCN

Bovinocultura de Leite foi tema de Curso em Ouro

Projeto Microbacias II

 

O Projeto Microbacias II viabilizou mais um evento de capacitação para agricultores do município do Ouro. Desta vez foi realizado um curso sobre Produção de Leite a Pasto, para 40 agricultores das três microbacias trabalhadas no município.

O curso foi realizado dias 12 e 13 de setembro na escola pólo da comunidade de Linha Carmelinda da Microbacia do Rio Rancho Grande e foi ministrado pelos instrutores do Centro de Treinamento da Epagri de Concórdia ? Carlos O. Mader Fernandes, Zemiro Massoti e Everton Poletto. A organização do curso coube à equipe do Projeto Microbacias II, do município de Ouro.

O curso ainda será complementado com uma excursão técnica até o Centro de Treinamento da Epagri de Concórdia, em outubro, onde os 40 cursandos irão fazer a parte prática, envolvendo basicamente formação de pastagens, manejo, controle leiteiro e saúde animal. Neste curso serão investidos ao todo, R$ 2.280,00 pelo Projeto Microbacias II, para suprir despesas de alimentação e transporte para excursão.

Os instrutores dirigiram o foco dos conteúdos no sentido de que a propriedade deve ser auto-suficiente em alimentação para os animais, eliminando totalmente a necessidade de compra de insumos, no que se refere ? ?comida aos bovinos?. Ou seja, produção de leite a pasto, perseguindo o menor custo de produção possível, usando 100% da capacidade que os diversos pastos possuem.

Com esta mensagem ficou claro para os produtores que o importante é quanto em R$ que a atividade rende para a família e nunca pela máxima produtividade que se consegue de cada matriz, que costumeiramente tem empobrecido os que assim fazem, conclui a equipe da Epagri Local, organizadora do curso.

Os cursandos saíram motivados e convictos de que podem mudar sua forma de produzir e, com segurança permanecer na atividade leiteira com possibilidade de aumentar a renda familiar.

As ações agora se concentrarão na busca de um planejamento da propriedade, conforme exercício realizado durante o curso e, em seguida, executar o plantio de espécies como: capim pioneiro e grama hemartria no verão e consórcios de aveia  x  azevém  x trevos, no inverno, além de incrementar a adubação em todas as áreas de produção de pasto da propriedade, tendo a silagem de sorgo ou milho, como complemento de segurança.

A atividade leiteira no município de Ouro está presente em aproximadamente 600 propriedades que produzem 40.000 litros diariamente. Devido à grande importância socioeconômica que ela tem junto às famílias ourenses, a Epagri, com recursos do Projeto Microbacias II, vai viabilizar até final de 2007 mais 4 cursos idênticos a este, buscando proporcionar o mesmo conhecimento para mais 160 famílias.

 

 

Anterior

Despedida de um grande amigo

Próximo

COMED.

Deixe seu comentário