Avicultura: Tecnologia no campo desenvolve novos conceitos para aviários de pressão negativa
Inaugurado mais um Dark House de frango de cortes da BRF, desta vez, na Unidade de Videira
No dia 19 de setembro, quinta-feira, foi inaugurado o primeiro Modal de frango de corte sob a abrangência da Gerência da Unidade de Videira (SC), na localidade de Linha Vista Alegre, na propriedade de Querino Gaio, sendo um Dark House (aviário) tem 150 x 16m. Esse novo sistema de aviário em outubro de 2012, sendo Modal de frango de corte também foi implantado pela Gerência da Unidade de Capinzal, no município de Piratuba (SC), na localidade de Linha Lageado Mariano, na propriedade de Fernando Rossa.
O aviário Dark House na propriedade de Gaio, a capacidade de alojamento é de 54 mil aves de cortes, sendo possível através da parceria do proprietário do imóvel, sistema de integração BRF, Cooperativa Regional de Aves e Suínos (Cooperavisu), Associação de Avicultores de Aves e Suínos, é um sistema funcional de prestação de serviços da PLASSON - Equipamentos para Avicultura.
Dark House tem um sistema de climatização automatizado envolvendo tecnologia de ponta, barreira sanitária com cerca de isolamento e arco de desinfecção, gerador de energia elétrica de 110 Kva para uso esporádico, caso falte fornecimento da concessionária distribuidora.
Essa tecnologia permite o alojamento de 14,5 aves/m² (frango pesado e 20 aves por m2 ‘frango’) de aviário, densidade essa maior do que na avicultura convencional, maximizando os ganhos em equipamentos e mão de obra. Outro fato relevante é o bem-estar animal, que permite criar uma ave dentro de um ambiente adequado, com temperatura, umidade e luminosidade controlada, proporcionando uma melhor sensação térmica às aves, permanecendo calmas e dessa forma podendo obter melhores índices zootécnicos como peso, mortalidade e idade de abate, melhorando a conversão alimentar e trazendo ao integrado e empresa maior retorno financeiro.
No ato inaugural marcaram presença o diretor Regional da BRF (SC), Fabrício da Silva Delgado; gerente de Agropecuária, Luiz Francisco Carvalho de Araújo e equipe. Presidente da Associação de Avicultores de Suinocultores integrados a Brasil Foods (BRF) e secretário Cooperavisu, Alcides Borges (Cide).
A tecnologia de ponta permite bem-estar animal, resultando em maior ganho financeiro para a empresa e também em favor do integrado, proporcionando um produto de melhor qualidade em todo o processo de produção e industrialização.
A parceria da agroindústria com os empresários rurais, sistema de integração e os prestadoras de serviços, isto possibilita levar a tecnologia no campo, pois a transformação dos aviários já é uma feliz realidade, consequentemente a iniciativa e concretização são boas ao produtor e para o a empresa.
Um trabalho de parceria que favorece para uma melhor produção e na oferta de um produto final de qualidade comprovada, levando a marca BRF.
Deixe seu comentário