logo RCN

ASSUNTOS CONTÁBEIS

PALESTRA SOBRE O SUPER SIMPLES

O técnico em contabilidade, Jorge Ronaldo Pohl, da Macaplan Contabilidade, esteve em Capinzal em 28 de junho, quinta-feira, às 20h, no Restaurante do Cabeção, anexo ao CTG Sinuelo do Vale, quando ministrou palestra. 

O evento é uma realização da Associação das Empresas de Serviços Contábeis (AESCON), com sede em Joaçaba, onde Edilson Luiz Scarton da Êxito Contadores é membro da diretoria no conselho fiscal.

Desta vez a reunião mensal aconteceu em Capinzal, com discussão da lei geral da pequena e microempresa, chamada de super simples, que a partir de 1º de julho a questão tributária passará a vigorar. Da mesma forma, os benefícios estão vigentes desde dezembro de 2006, porém, a situação tributária é bastante complexa na união dos tributos federais, estaduais e municipais, passa a ser uma tributação única, em que a legislação causa certa incompreensão aos empresários. Segundo Pohl, os escritórios de contabilidade estão esclarecendo da melhor maneira possível a forma de cobrança do imposto único que deixa de ser individualizado.

Na palestra foi informado quais os ramos de atividades que pode aderir ao simples, como as empresas com débito no estado e no município poderão participar, já que a fiscalização prevê um parcelamento da dívida, pois a exigência requer que estejam rigorosamente em dia com a tributação.

Um dos benefícios do super simples a empresa pode optar pelo regime de competência ou de caixa, a qual poderá tributar quando emite a nota fiscal ou na venda a prazo, somente quando recebe o valor da comercialização quando entrar em caixa.

Conforme Pohl, algumas atividades foram prejudicadas, a exemplo do setor de prestação de serviços principalmente de transportes, agora podem continuar aderindo ao simples, porém, terão alguns tribunos a mais, somando o INSS de seus funcionários, pois a parte patronal as transportadoras não pagavam.

Super Simples começou a valer desde domingo de 1º de julho, quando as microempresas passaram a ter novo tratamento tributário. Cerca de 2,5 milhões de empreendimentos devem ser beneficiados.

O novo sistema simplificado de arrecadação de impostos para micro e pequenas empresas: o Super Simples.

 

O novo regime unificará os impostos federais, estaduais e municipais.

Anterior

FESTA DE ANIVERSÁRIO

Próximo

PODER LEGISLATIVO

Deixe seu comentário