ACIRP dá início às atividades do Programa Voz Única Eleições de 2026 |
ASFALTO SERP- CAPITEL EM PAUTA
Pavimentação asfáltica
Lideranças comunitárias e políticas estão mobilizando-se para cobrar do governo do Estado a pavimentação asfáltica que liga a SC-303 às comunidades do Distrito de Alto Alegre, Lindenberg e Capitel Santo Antonio. Na última quarta-feira, dia 7, uma importante reunião chamada pela Comissão de Mobilização Pró-Asfalto reuniu no auditório da Câmara de Vereadores de Capinzal representantes dos poderes Executivo, Legislativo e de entidades do Município, com o objetivo de fortalecer o movimento e elaborar um documento para ser entregue ao Governador em sua visita a Capinzal prevista para este mês.
Segundo o Coordenador Administrativo Francisco Araíjo os ajustes necessários ao projeto está sendo negociado com a AMMOC. Porém, não descartou a possibilidade de a Prefeitura contratar uma empresa para adequá-lo. O prefeito Andevir Isganzella presente na reunião garantiu todo o empenho para viabilizar o projeto.
Eis o teor do Documento que será entregue ao Governador:
Ofício nº 002/2013/CMP-A
Capinzal - SC, 07 de agosto de 2013.
A Sua Excelência o Senhor
João Raimundo Colombo
Governador do Estado de Santa Catarina
88060-970 Florianópolis-SC
Assunto: Solicitação de Pavimentação Asfáltica.
No ano de 2011, em visita ao Município de Capinzal, o vice Governador do Estado, senhor Eduardo Pinho Moreira, na condição de Governador em Exercício assinou em solenidade com a presença de outras lideranças políticas do Estado no Centro Educacional Celso Farina, a ordem para licitação da Pavimentação asfáltica da estrada de ligação da rodovia SC303-Alto Alegre-Lindenberg e Capitel Santo Antonio.
No dia 1º de fevereiro de 2012 a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joaçaba lançou o Edital de Concorrência nº 02/2012, cujo objeto era a contratação da referida obra.
O projeto inicial contratado pela Administração Municipal de Capinzal prevê a pavimentação de 12 532,28m mais 940,35m de acessos, totalizando 13 472,63m com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. Porém, o Tribunal de Contas na Sessão do dia 21/05/2012, conforme Ata nº 31/2012, apontou algumas irregularidades (ver site do Tribunal de Contas: http://consulta.tce.sc.gov.br/Diario/dotc-e2012-05-25.pdf) que não foram sanadas no prazo, determinando a anulação da licitação.
Essa obra é de suma importância para o município de Capinzal, pois além de beneficiar diretamente as comunidades do Distrito de Alto Alegre, Lindenberg e Capitel Santo Antonio, beneficiará também as comunidades de Linha Lauro Muller, Barra do Pinheiro, Linha Divisa e Vidal Ramos. Nessa região moram aproximadamente 3.000 pessoas que tem nessa via o principal acesso à sede do município. Com tráfego médio de 500 veículos/dia, em épocas de estiagem a referida estrada produz uma grande quantidade de poeira trazendo transtornos aos moradores. A inspiração constante de pó provoca patologias no aparelho respiratório comprometendo a saúde da população.
O município de Capinzal também é o grande beneficiado com esse investimento, seja pela dificuldade que hoje tem de manter em boas condições essa estrada, seja pela melhoria no movimento econômico do município pela facilidade de escoamento da produção e pelos novos empreendimentos que certamente o asfalto irá motivar.
Essa estrada dá acesso ao único Distrito do Município: Alto Alegre. Ao longo dos 13,4 km podemos destacar uma considerável produção agrícola e industrial que muito contribui com a geração de trabalho e renda e, consequentemente com os tributos do município e do estado:
- 170 propriedades agrícolas;
- 150 aviários do sistema de integração;
- 20 suinocultores produzindo em grande escala;
- 30 produtores de leite com produção contínua;
- grande produção de bovino de corte;
- criação de peixes;
- lavouras de milho, soja e feijão;
- grandes áreas de reflorestamentos;
- 06 olarias com produção de 800 mil tijolos/mês;
- depósitos de maravalha para aviários;
- 01 ervateira;
- 02 escolas
Diante do exposto, as autoridades e entidades capinzalenses, abaixo subscritas, respeitosamente solicitam que o Município de Capinzal seja urgentemente contemplado com essa obra que a anos é aguardada pela população e cujo projeto está sendo readequado dentro dos preceitos legais vigentes.
Andevir Isganzella Alcidir Afonso Coronetti Prefeito Municipal Presidente da Câmara de Vereadores
Deixe seu comentário