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AS FUNÇÕES DE APOIO À DOCÊNCIA- INSPETOR EDUCACIONAL V

  • - Jor. Adelcio Machado dos Santos (MT/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

Artigo

O inspetor é também um educador, afirma Carvalho (1979), cujo objetivo fundamental é fornecer assistência educativa aos sistemas escolares, com base em uma filosofia determinada e de educação que o orienta e que lhe impõe as metas.

O inspetor serve de elo de ligação entre o macrosistema educacional e o microssistema escolar.

Como fonte de ação, a inspeção escolar reúne um conjunto de atividades para facilitar a compreensão das características de um empreendimento.

Nesse sentido, pode-se falar, à guisa de exemplo, em princípio do controle, enquanto essa atividade produz certos efeitos e esclarece o desenvolvimento do processo administrativo geral e, de forma especial, a consistência no empreendimento, entre a atividade planejada e a atividade em execução.

 Do ponto de vista lógico, a inspeção escolar se justifica por si mesma, sendo que pretender eliminá-la não traz nenhum benefício à instituição escolar (MENESES, 1977).

Barr (1975 apud MENESES, 1977) trata de apontar os princípios da inspeção escolar, quais sejam: a inspeção deve ser democrática; a inspeção deve ser um empreendimento de mútua cooperação entre professores, diretores e inspetores; a inspeção deve distinguir entre instrução e administração; a inspeção deve ser científica; a inspeção deve ocupar o centro do melhoramento da instrução; e a inspeção deve ser um programa definido, organizado com precisão.

Ademais desses princípios, Meneses (1977) afirma que a inspeção é criadora, ou seja, ao inspetor cabe a tarefa de despertar as energias latentes nos professores, para que surjam e se desenvolvam as iniciativas, procurando encontrar o melhor em cada pessoa. Isso significa que o inspetor deve proporcionar um ambiente de trabalho favorável ao desempenho de todas as atividades.

A inspeção é também efetiva, porquanto para ser eficaz deve responder a uma necessidade real e solucionar problemas, harmonizando a teoria com a prática.

Conforme a Faculdade Politécnica (2005), os cursos de formação para o profissional de inspeção escolar devem ter como objetivos:

a) proporcionar o desenvolvimento de competências técnico-administrativas e políticas indispensáveis ao exercício das funções de acompanhamento, apoio, supervisão, controle, orientação e avaliação das instituições escolares na implantação das políticas estabelecidas pelas Diretrizes Nacional e Estadual da Educação;

b) colaborar para a aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas necessárias para o exercício da função de inspetor escolar e do pedagogo no contexto da educação atual;

c) expandir os conhecimentos teórico-práticos inerentes às funções do pedagogo, principalmente às da inspeção escolar;

d) fortalecer o serviço de inspeção escolar perante os paradigmas que configuram o sistema atual de educação

e) permitir o reforço da liderança democrática, a partir da legitimidade e da competência de saberes teóricos e práticas no exercício da inspeção e demais funções do pedagogo escolar.

 

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MT/SC nº 4155 - JP)

Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

 

 

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