Anac terá novo presidente
Frase de efeito - Uma frase corrente no meio político
Frase de efeito - Uma frase corrente no meio político, o presidente Lula repete com freqüência e sustenta que as instituições, hoje, no Brasil, funcionam a pleno vapor. Será? Se assim fosse, o Senado não teria vivido por 120 dias em estado de paralisia quase absoluta em face de acusações lançadas sobre seu presidente, Renan Calheiros. O mesmo se deu no caso do Mensalão, que resultou em três CPIs que paralisaram por mais de seis meses as duas casas do Poder Legislativo e o próprio Poder Executivo. As instituições funcionam, sim, mas não ao ponto de neutralizar os traumas do processo político e permitir que as crises convivam com a governabilidade.
A vez dos tucanos - Depois de dedicar-se durante três anos, no mínimo, à apresentação de graves acusações contra ministros petistas, parlamentares e dirigentes do PT e de outros partidos aliados ao governo pelo envolvimento com o mensalão, o PSDB corre o risco de ingerir o próprio veneno. A prisão do ex-banqueiro Salvatore Cacciola e a denúncia contra o senador Eduardo Azeredo (MG), que será apresentada pelo Ministério Público Federal ao STF até o fim do mês, têm potencial para colocar na berlinda tucanos mineiros e antigas cabeças coroadas do governo Fernando Henrique. Dentre os documentos apreendidos pela PF estão anotações do Ministro Mares Guia, onde constam a distribuição do dinheiro: HG (Hélio Garcia) ? 1 milhão; JM (June Marise) ? 500 mil; um certo TP ? 1,8 milhões. Inverta o TP: PT.
Anac terá novo presidente - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou no fim da noite desta terça-feira que a economista Solange Vieira será a nova presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Braço direito do peemedebista desde sua posse, ela é funcionária de carreira do BNDES e comandou a Secretaria de Previdência Complementar no governo Fernando Henrique Cardoso.
Suportando mentiras - Arthur Virgilio (PSDB-AM) disse com todo o acerto que o Senado está exposto como uma Casa de mentirosos. Mais de 40 senadores declararam publicamente ter votado a favor da cassação do mandato de Renan Calheiros. O resultado da sessão secreta mostra que, evidentemente, votaram de outro jeito. Junto a essa quadrilha de senadores pode-se juntar o governo a começar pelo presidente República Luiz Inácio Lula da Silva, que acovardado de enfrentar o problema, acoitou-se na Europa, numa viagem inútil onde só falou abobrinhas.
O motivo da saída de Frei Beto - Quando candidato a reeleição Lula disse que só se sentiria feliz quando todos os brasileiros pudessem ter três refeições ao dia. Criou o programa Fome Zero, que inicialmente empolgou o País, provocando impressionante adesão popular voluntária. Foram tantas as ofertas que os dirigentes do programa não estavam prontos para contabilizá-las. Frei Betto, então hóspede do Palácio do Planalto, em sala contígua à do presidente, fazia parte dos dirigentes do programa e dele se apartou após desinteligências que se tornaram públicas. Em recente entrevista ele revelou a razão de seu afastamento. Disse que o Fome Zero original foi abandonado, restringindo-se ao Bolsa-Família, assistencialista, sem se preocupar em libertar as pessoas da pobreza'. A crítica tem não poucos concordantes, inclusive na Igreja Católica, porque essa é a face negativa do assistencialismo.
Não houve encontro com Lula - Renan Calheiros (PMDB-AL) desistiu do encontro oficial com Lula. Parlamentares da oposição dizem que não houve encontro, mas telefonemas houve e vários. Coisa de compadres.
Tudo pelo CPMF - O governo vai enfrentar o desgaste de revogar três medidas provisórias para que a Câmara vote logo amanhã em primeiro turno a prorrogação da CPMF, segundo informações do vice-líder do governo Henrique Fontana (PT-RS). O vice líder do Governo, José Mucio (PTB), havia dito que não haveria votação da CPMF. Recebeu ordens expressas do Planalto para que a CPMF fosse para pauta. O DEM ameaça recorrer ainda hoje ao Supremo Tribunal Federal contra a revogação. A CPMF deve arrecadar só em 2008 mais de R$ 39 bilhões. Depois de ser aprovada por 308 dos 513 deputados ela ainda precisa do apoio de 49 dos 81 senadores para enfim ser validada.
Clodovil no PR - O deputado Clodovil Hernandes deve oficializar sua mudança do PTC para o PR (partido que resultou da fusão do PL com o Prona), do ministro Alfredo Nascimento. A mudança de partido de Clodovil é confirmada pela assessoria do PR, que ainda não revela a data.
O fim do voto secreto - A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com o voto secreto em qualquer tipo de sessão realizada no Congresso Nacional.
Esperando a boquinha ? O ex-governador Jorge Viana, deve estar rindo à toa. Caso Walfrido Mares Guia seja denunciado ao STF pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, quem assume o ministério é Viana que está desocupado e doidinho pela vaga do Walfrido.
Deixe seu comentário