Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
Alunos Artes trocam sala pelo barracão Vale Samba
Alunos de Artes trocam a sala de aula pelo barracão da Vale Samba
Uma turma de 20 estudantes do último semestre do curso de Educação Artística Habilitação
Os estudantes chegaram a Joaçaba no dia 5 de janeiro. Antes de iniciar o trabalho, visitaram alguns escultores de Treze Tílias e depois conheceram o barracão da escola. O domingo que normalmente seria de descanso, foi um dia de arregaçar as mangas e começar a colocar em prática o que aprenderam durante o curso e a conhecer e aproveitar inúmeros tipos de materiais recicláveis.
Para fechar a carga horária da disciplina, os alunos vão ficar em Joaçaba até sábado. Nesse período passam pelo menos sete horas por dia trabalhando no barracão. ?É cansativo, mas também é um aprendizado muito proveitoso, bem mais do que seria se estivéssemos dentro da sala de aula?, revela a estudante Nicolle Callai Schuh. Ela e os colegas estão trabalhando no acabamento dos carros alegóricos da escola, fazendo pinturas, colagens e outras atividades.
O mais importante dessa experiência para os alunos é o relacionamento com diversos tipos de materiais. ?Sempre trabalhamos a questão da reciclagem em sala de aula, mas o diferencial é que aqui temos muitos tipos de materiais. A gente aprende muita coisa, como a utilizar o pacote do café em pó, que está sendo usado na ornamentação de um carro alegórico. São muitos materiais que a gente acreditava que nunca iria aproveitar e estão ali?, diz.
O estudante André Luiz Endrigo concorda com a colega Nicolle. Ele acrescenta ainda que a turma tem um desenvolvimento muito grande durante o estágio realizado no barracão. ?Aprendemos a trabalhar com as linguagens da Arte, a solucionar problemas e a conviver com outros. Este é um espaço de muitas variedades, que proporciona também diversas experiências. Isso será muito válido para a nossa carreira?, afirma ele.
Na próxima segunda-feira, durante todo o dia, estarão trabalhando no barracão da Vale Samba um grupo de 40 senhoras, que fazem parte de um projeto social do município de Ipira. Nesse projeto, chamado Carnaval da Reciclagem, elas buscam conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente. Há alguns meses, esse grupo de senhoras já estive no barracão da Vale Samba, aprendendo técnicas de reciclagem e aproveitamento de materiais. Agora elas vêem retribuir a escola com seu trabalho.
De terça a sexta-feira, a Vale Samba receberá uma turma de 23 alunos do último semestre do curso de Artes da Unoesc Campus Capinzal. Esses estudantes vêm realizar um estágio curricular, que complementa uma disciplina iniciada em sala de aula. Já nos dias 24 e 25 de janeiro, será a vez de uma turma de cinco alunos, do curso de Artes da Unoesc Campus Xanxerê.
Fonte: 10Kz Comunicação Interativa
Deixe seu comentário