logo RCN

ADVOGADO VITOR ?CIDADÃO HONORÁRIO?

?Cidadão Honorário de Capinzal?

 

O advogado, historiador e escritor Dr. Vitor Almeida foi homenageado com o título ?Cidadão Honorário de Capinzal?, em 16 de outubro, terça-feira, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores, numa proposição do vereador e presidente do Legislativo Moacir Zanluca. Também prestigiaram a solenidade o prefeito Nilvo Dorini e o juiz de direito da Comarca de Capinzal, Dr. Alexandre Dittrich Buhr.

Vitor Almeida, casado com Marília Feijó Almeida, de cujo matrimônio resultou no nascimento de Maria Feijó Almeida. Nascido na localidade de Entrada do Campo, hoje Bairro São Cristóvão, então Distrito de Rio Capinzal, atual Município e Comarca de Capinzal. Filio de Cipriano Rodrigues de Almeida Sobrinho e de Maria Angélica Almeida.

Formação: Iniciou no ano de 1947 no Grupo Escolar Santa Catarina, no então Distrito de Capinzal os estudos no curso primário; posteriormente no Grupo Escolar Belisário Pena, concluiu o curso primário e o curso complementar oferecido na época. Em 1954 após prestar os exames da admissão, ingressou no Ginásio Mater Dolorum, instituição recentemente criada em Capinzal, concluindo o curso no ano de 1960. No mesmo ano, prestou exames de vestibulares na Universidade Federal de Santa Catarina, Faculdade de Direito, aprovado na primeira chamada, razão pela qual colou grau em oito de dezembro de 1965.

Atividades laborais: Desde tenra idade, quando residia na fazenda com seus pais, já prestava serviços na fazenda, em trabalhos compatíveis com sua idade. Posteriormente, quando estudante ginasial, trabalhou nos escritórios de contabilidade de João Bronze e de Benjamim Barison, em Capinzal. Em janeiro de 1958, quando chegou em Florianópolis, iniciou no trabalho de qualidade de funcionário público, na Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina, inicialmente como datilógrafo. Posteriormente, como chefe de expediente, deixando o cargo do qual pediu exoneração no início de 1965, quando se deslocou para Capinzal, a fim de prosseguir estágio obrigatório então exigido pela Universidade. Após segundo ano do curso iniciou a fase de Solicitador Acadêmico, no escritório profissional do doutor Osvaldo Bulcão Vianna, na capital do estado, o qual atendia além da Comarca de Florianópolis, a de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas.

Na qualidade de Universitário militou na política por diversas vezes através da faculdade em congressos nacionais. A partir de 1965 com o compromisso prestado prosseguiu na advocacia com o escritório em Capinzal, atendendo também parte do Paraná e do Rio Grande do Sul, além do nosso estado, local onde trabalha até hoje.

Paralelo ao trabalho da advocacia, também atendeu na pequena fazenda no Bairro São Cristóvão, onde mantém uma criação de bovinos.

Todos estes anos militou na política partidária, principalmente em nível municipal, tendo presidido algumas agremiações políticas. Sempre dedicou o trabalho voltado para as reais necessidades do povo e a grande preocupação que sentia pelo resgate da história de sua terra e de sua gente que fatalmente, estava sendo perdida, apagada pela poeira dos tempos.

Após uma pesquisa de 35 anos, Vitor Almeida iniciou a publicação de livros da história resgatada das gerações.  Lançou cinco livros a respeito de fatos históricos Capinzalenses: Capinzal ? Jóia Dessa Terra e Dessa Gente; Viventes de Minha Terra; Rio Capinzal ? A Epopéia de um Povo; Distrito de Rio Capinzal, sua colonização, velhos usos e costumes; Assombrações, fantasmas e outros espectros.

Ainda para o fluente ano, está previsto o lançamento do Livro ?Tesouros Enterrados?. Para o próximo  ano de 2008, está programado o lançamento de quatro livros já concluídos, a saber: É a pura verdade; Pérolas políticas; Memórias Capinzalenses; História de Capinzal ? Perguntas e Respostas ? Didático (se encontra em fase adiantada para posterior lançamento e redondezas); Pequeno Dicionário do Linguajar do Povo Capinzalense e Redondezas; Data Memoráveis, em nível local, regional, estadual e federal; histórias reais.

 

Dorini, Zanluca, Vitor e esposa, vereador Nilva e Dr. Alexandre. 

 

Araújo, Zanluca, Antoninho, Vitor e Felipim.

 

 Homenageado e familiares.

 

Zanluca e o homenageado Vitor entre os funcionários da Câmara Municipal.

Anterior

Aniversariante

Próximo

Revitalização de rodovia no Sul do Estado garante redução de 21% no número de acidentes

Deixe seu comentário