Município realiza assinatura do Programa Bolsa Treinador 2026 |
AdjoriSC é homenageada pela ALESC e lança livro sobre a história da Imprensa
Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina - Adjori/SC
06 de Novembro de 2009
A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina - Adjori/SC foi homenageada na Assembleia Legislativa, dia 10 de novembro, às 19 h, pelos 28 anos de atuação e pelos dez anos de realização do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Pena de Ouro. A solenidade foi presidida pelo deputado Jorginho Mello, presidente da Alesc.
Na oportunidade, a Associação fez o lançamento do livro “Origens da Imprensa em Municípios Catarinenses”, obra inédita e de grande valor histórico.
Organizado pelo pesquisador e professor universitário Mario Luiz Fernandes, a partir de textos de jornais associados e equipe coordenadora do Prêmio de Jornalismo, o livro é prefaciado pelo governador Luiz Henrique da Silveira.
Com mais de 200 páginas, a obra resgata as primeiras manifestações jornalísticas em cerca de 50 cidades catarinenses, agrupadas de acordo com as seis mesorregiões do Estado. Ao final de cada capítulo, há também a identificação dos jornais filiados à Adjori/SC, com as respectivas datas de fundação e cujas capas – das mais antigas à atuais – sinalizam a evolução da imprensa interiorana em território barriga-verde.
À noite de lançamento estiveram presentes autoridades do Executivo e do Legislativo catarinenses, personalidades do meio acadêmico, artístico, cultural e publicitário, além de grande número de jornais associados. Todos os presentes foram agraciados com um exemplar do livro “Origens da Imprensa em Municípios Catarinenses”, que também foi distribuído ao meio jornalístico, a bibliotecas públicas e a universidades, entre outros.
Deixe seu comentário