logo RCN

Abelardo Luz trabalha com foco no desenvolvimento econômico

  • - Arildo Jacóbus entregou o relatório de atividades do Cidade Empreendedora ao prefeito e secretário de administração de Abelardo Luz

Semana do Microempreendedor Individual (MEI)

Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada no período de 20 a 24 de maio, palestra sobre o sistema de garantia de crédito, oficina sobre vendas, missão à Expo Gestão, atendimento do consultor credenciado ao Sebrae/SC e a entrega do relatório mensal de atividades (report) foram algumas das ações realizadas em Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, pelo Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa, implementada neste ano, é realizada pela Prefeitura com apoio do Sebrae/SC.

A gestora municipal do Cidade Empreendedora, Fernanda Facco, ressalta que a iniciativa surgiu para potencializar o desenvolvimento econômico e, com a Sala do Empreendedor, estão em andamento várias atividades. "O mês de maio foi especial para nós porque iniciamos consultorias individuais e coletivas na sala e, após definição em assembleia com a CDL e empresários locais, as horas que fomos contemplados pelo projeto serão utilizadas da seguinte forma: quatro horas para consultorias individuais na Sala do Empreendedor e outras quatro horas para palestras, oficinas e capacitações para a população".

As ações da Semana do MEI contemplaram oito horas de consultoria, além da oficina "Como aumentar minhas vendas" com a participação de 96 pessoas - uma das maiores realizadas na região. "Também tivemos atendimentos dos agentes de crédito para acesso às linhas de créditos e formas de financiamento disponíveis. Fomos contemplados com uma consultoria coletiva feita pelo gestor local do Cidade Empreendedora Arildo Jacóbus e ainda no mês de maio fomos convidados e contemplados pelo Sebrae/SC com uma participação na Expo Gestão realizada em Joinville".

A iniciativa oportunizou levar 28 empresários para o evento. "Foi maravilhoso! Trouxemos inovação e muitas ideias e soluções que podem ser aplicadas no município pelos empresários. Nos deparamos com atualização de mercado e, justamente para potencializar o desenvolvimento econômico do município, participamos de ações como essas. Somos muito gratos ao Sebrae/SC. Os empresários aderiram à proposta do projeto e estão dando crédito ao Sebrae pelo trabalho que vem desenvolvendo juntamente com o Governo Municipal. A Expo Gestão foi muito significativa para nós de Abelardo Luz", comemora Fernanda.

A palestra sobre garantia de crédito e gestão financeira foi outra ação de sucesso e reuniu 68 empresários de pequeno, médio e grande porte, no Parque das Quedas. "Esperamos ter a oportunidade de trazer novamente explanações como essas para o município", relata a gestora local do Cidade Empreendedora.

O mês de maio também contou com trabalho reunindo o consultor do Sebrae/SC, Departamento de Licitações e Compras, a Secretaria de Agricultura e a nutricionista local para elaborar uma ação que visa atingir os empresários locais e agricultura familiar para que estejam entre os grandes fornecedores de merenda escolar. Também ocorreu visita da consultora que iniciará o trabalho de Planejamento Estratégico da Gestão Municipal.

Outra ação do mês de maio foi a entrega do relatório mensal (report) das atividades do Programa Cidade Empreendedora, feita pelo analista técnico do Sebrae/SC e gestor local do projeto, Arildo Jacóbus, ao prefeito de Abelardo Luz, Wilamir Cavassini, e ao secretário de administração Nelson Francisco Martini. O encontro também oportunizou alinhar e avaliar o andamento das ações que integram o projeto.

Para o prefeito, a oportunidade que o Sebrae/SC proporcionou ao município de participar da missão à Expo Gestão foi fundamental, tanto para obter novos conhecimentos sobre gestão e inovação, quanto para networking com representantes de cidades que já participaram do programa e puderam contar suas experiências. "Foi uma iniciativa que complementou as atividades desenvolvidas pelo programa. Nossas expectativas com o Cidade Empreendedora são as melhores. Tudo indica que teremos excelentes resultados no final dos dois anos de atividades".

Cidade Empreendedora

Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o Programa Cidade Empreendedora permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. Para isso, são implantadas soluções de impacto nos eixos de desburocratização, lideranças, sala do empreendedor, compras públicas, educação empreendedora, estudos e pesquisas, planejamento estratégico da gestão municipal, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Com emendas de Carmen Zanotto, Câmara aprova MP sobre revisão de benefícios previdenciários Anterior

Com emendas de Carmen Zanotto, Câmara aprova MP sobre revisão de benefícios previdenciários

Vacinação contra gripe é ampliada para toda população Próximo

Vacinação contra gripe é ampliada para toda população

Deixe seu comentário