logo RCN

A PEDIDO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Há dias atrás vereadores da oposição fizeram algumas denúncias nos meios de comunicação, a respeito da aquisição irregular de livros didáticos pela Secretaria de Educação de Zortéa. Buscando explicar o que ocorreu com a aquisição destes materiais a ex-secretária de Educação do Município Sra. Kely dos Santos Menegaz veiculou nota de esclarecimento nos meios de comunicação (jornal e rádio) do município de Capinzal. Nota esta que surpreendeu os vereadores e a comunidade de Zortéa, pelos seguintes motivos:

Se não foi a Secretária de Educação quem fez a aquisição dos livrinhos, quem foi o corajoso ou corajosa que teve a ousadia de jogar pelo ?ralo? quase 35.000,00 com livros de má qualidade, com valores muito acima do mercado, e que não contribuíram para a aprendizagem dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. Salientamos ainda, que se não houvesse irregularidade nas compras, não precisaria se omitir de responder sobre qualquer nota.

Outro fator que ficou estranho e que merece melhor esclarecimento é o fato dos livros terem sido adquiridos das empresas Grafluz e Jornal Raízes. Que na verdade a denominação social é Vitar Fávero ME, e segundo informações estas empresas dos mesmos sócios, ou tem uma ligação muito estreita e, por isso é nosso dever solicitar na próxima sessão da Câmara as cópias dos Contratos Sociais destas duas empresas, visando verificar questões éticas e morais, das licitações realizadas por esta secretaria.

Hoje a Comunidade de Zortéa está tomando conhecimento dos gastos exorbitantes da Secretaria de Educação, uma vez que gasta em torno de 30% da arrecadação (R$ 150 mil aproximado) da receita do Município. Cabe salientar que não poderia ser diferente, visto que, a aquisição de livrinhos, Kit de mesinhas e cadeirinhas (R$ 550,00 cada), materiais didáticos e pedagógicos realizada muito acima de valores de mercado, entre outros gastos absurdos. O que nos preocupa, enquanto legisladores deste município é que este dinheiro está deixando de ser aplicado de forma justa, em melhores salários para os nossos funcionários da educação. Ainda pagamento de vale alimentação, aquisição de um ônibus ou micro, área coberta no pátio da creche, toldo de proteção na entrada das duas escolas, área coberta no pátio do Núcleo I, isso sem falar que com todo gasto com ?livrinhos?, temos carência de Literatura Infantil de qualidade nas Escolas do Município.

Por estas e outras ações nós, vereadores de Zortéa, estamos fazendo o nosso trabalho de fiscalização e coleta de documentos junto à Administração e encaminhando à Justiça para que sejam tomadas às devidas providências.

 

Zortéa, 26 de novembro de 2007.

 

Rosane Infeld/vereadora

Aldivo Surdi/vereador

Paulo Franceschi/vereador

Ademir Schimitt/vereador

 

 

 

Anterior

Haecon-do representa Zortéa em competição

Próximo

Lacerdópolis promove medidas de proteção ambiental

Deixe seu comentário