logo RCN

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA FISIOTERAPÊUTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRATAMENTO.

  • - Michael Maschio

Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro que, a consulta fisioterapêutica NÃO é a mesma coisa que a consulta médica. Embora as duas consultas sejam importantíssimas e tenham pontos em comum, cada uma tem um fim especifico para cada profissional.

            Assim como o médico precisa colher dados do paciente, solicitar exames, analisar estes exames, e ai sim dar um diagnóstico clínico e prescrever um medicamento ou tratamento, o fisioterapeuta também tem informações das quais ele precisa ter acesso, também precisa colher dados, analisar exames, realizar testes clínicos, avaliar as desordens biomecânicas, desordens funcionais, neuro-anatomo-funcionais, desiquilíbrios musculares, ou seja, uma infinidade de outros pontos que competem unicamente ao profissional FISIOTERAPEUTA.

            A consulta não é a primeira intervenção fisioterapêutica propriamente dita, é sim um momento em que o profissional irá avaliar as condições do paciente/cliente naquele momento e a partir dai elaborar a melhor estratégia para desenvolver o melhor tratamento para cada individuo, como por exemplo, quantas vezes por semana, quais as melhores técnicas de tratamento e etc...

            Em 03 de Outubro de 2016 na cidade de Curitiba-PR, o PARECER N.º 2537/2016 que coloca a "CONSULTA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA NO ROL DE PROCEDIMENTOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE" foi aprovado e homologado na sessão Plenária nº 4305, conclui que: "A consulta médica não se confunde com a consulta de fisioterapia. Sempre que se inicia um tratamento fisioterapêutico se faz NECESSÁRIA uma avaliação prévia por parte deste profissional. A consulta de fisioterapia EM NADA CONFRONTA a consulta médica. Pelo contrário, a SOMA do diagnóstico médico e o diagnóstico fisioterapêutico pode resultar em excelente sucesso no tratamento do paciente. A consulta de fisioterapia faz o diagnóstico fisioterapêutico que envolve a avaliação das condições do paciente, naquele momento, que pode ter se alterado desde a consulta médica. Implica em verificar se não há algo que dificulte ou impeça o tratamento com a execução de métodos e técnicas fisioterápicas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente".

            Ou seja, a consulta fisioterapêutica é de suma importância para o tratamento, e ainda é disponibilizada pelos planos de saúde. Amigo cliente se você já esta em tratamento fisioterapêutico e ainda não teve um momento exclusivo para a sua consulta, fique atento, seu tratamento pode não estar sendo conduzido da melhor forma, exija a sua consulta é seu direito e dever do profissional fisioterapeuta.

            Não deixem de seguir e comentar nas redes sociais o que estão achando do conteúdo, e para a próxima semana o tema será: A IMPORTÂNCIA DA ALTA FISIOTERAPÊUTICA.

 facebook: michael.maschio

 

 Instagram: michael.fisio

 

 

 

 

 

Formado o Consulado da Chapecoense de Capinzal, Ouro e Zortéa Anterior

Formado o Consulado da Chapecoense de Capinzal, Ouro e Zortéa

Município de Ipira realiza 26º Encontro da Mulher no último dia 23 Próximo

Município de Ipira realiza 26º Encontro da Mulher no último dia 23

Deixe seu comentário