Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
O primeiro intendente e o primeiro juiz de paz
O primeiro intendente do distrito de Rio Capinzal foi Carmine Zoccoli, nomeado através da Resolução municipal nº187, de 1º de fevereiro de 1915, cargo que ele exerceu até o ano de 1917, pois, no mês de dezembro daquele ano, seria nomeado para a função de segundo juiz de paz de Limeira, através da Resolução estadual nº1.002, de 8 de dezembro de 1917. Para ocupar o seu lugar, a Superintendência Municipal de Campos Novos, através da Lei nº243, nomeia Virgílio Urbano de Moraes para intendente do distrito de Rio Capinzal.
Outros honrados capinzalenses tiveram a oportunidade de assumir o cargo de intendente e de cumprirem com dignidade essa função administrativa pública.
Quanto ao cargo de juiz de paz, tudo estava regulamentado conforme rezava o decreto governamental nº856, o qual determinava sobre a data limite para a eleição para juiz de paz.
Dessa forma, a Superintendência e o Conselho Municipal DE Campos Novos oficializaram o dia 25 de março de 1915 para a eleição para o referido cargo.
Foi um dia muito importante para o distrito de Rio Capinzal, pois, pela primeira vez, a população escolheria o seu juiz de paz, e naquela oportunidade, apresentaram-se duas chapas.
A primeira era constituída por Francisco Antunes Sobrinho, como vice.
A segunda, por Jerônimo Antônio Lopes encabeçando a chapa e Jesuíno Antônio Oliveira concorrendo para vice.
Encerrando o pleito e aberta as urnas, obtiveram êxito Francisco Ricardo da Silva e Amantino Antunes Sobrinho, os quais diante do resultado, assumiram respectivamente o cargo de primeiro e segundo juiz de paz do distrito de Capinzal.
Obs: Próximo – Criação do posto fiscal.
Fonte: Capinzal – jóias desta terra e desta gente
Aldo Azevedo / jornalista de formação
Deixe seu comentário