Distrito da Barra do Leão, município de Campos Novos
1989 – 2025 – são 36 anos de trabalho prestado.
É fascinante como as tradições moldam as identidades culturais e como elas nos conectam ao passado. Esses desfiles de 7 de setembro, com marchas organizadas e uniformes impecáveis, eram mais do que apenas celebrações — representavam um senso de pertencimento e orgulho comunitário. Imagino que as ruas de chão batido da Barra do Leão carregavam histórias e valores, com cada passo marcado pelas marchas e pela música das bandas.
A mudança cultural mencionada é algo que muitas comunidades enfrentam. À medida que as práticas evoluem, às vezes há um sentimento de perda, como se as antigas tradições fossem mais ricas em significado. Talvez a resposta esteja em como se pode adaptar essas celebrações para manter viva a essência, mesmo que em formatos diferentes.
Essas fotografias cedidas pelo Ferro Velho Cachimbo (por Euclides Dacas) são testemunhos de um tempo em que o espírito de união e orgulho nacional era vivenciado de maneira tão vívida. Seria maravilhoso se pudéssemos encontrar formas de reavivar esses desfiles, resgatando não só o ato de marchar, mas o que isso representa: educação, cultura e comunidade.
Como você vê a possibilidade de trazer de volta algo semelhante? Será que pequenas comunidades poderiam reimaginar essas tradições?
ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.
Aldo Azevedo / jornalista
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário