Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
'Trabalha e prossegue em frente'
'Trabalha e prossegue em frente, porque a possibilidade de vitória te espera a cada alvorecer.'
PHAROL
www.pharol-rh.com.br
Hoje uma pessoa conversou longamente comigo no telefone, na verdade foi um desabafo. Extremamente jovem, se envolveu com alguém imaginando ser a complementação de um sonho, e este relacionamento virou um pesadelo. Agora casada, com um marido extremamente controlador e ciumento, não a deixa trabalhar porque, segundo ele, "lugar de mulher é em casa esperando o marido". Ele vai começar a trabalhar de caminhoneiro e já avisou para ela que quer que ela engravide, pois "mulher que tem filho não tem tempo para outra coisa". Você conhece algum caso assim? A ciência que estuda comportamento chama pessoas assim de ser reptiliano.
Um teatrólogo francês, o famoso Moliére, dizia que em muitos casamentos a única coisa que une o casal é a infidelidade
Um escritor chamado Oscar Wilde dizia de maneira séria que a mulher começa resistindo aos avanços do homem e termina fazendo de tudo para impedir sua retirada. Um amigo que tive na juventude costumava dizer que quando a mulher diz que estamos indo longe demais é sinal que estamos perto. Segundo Ambrose Bierce, as mulheres seriam mais interessantes se pudéssemos cair em seus braços sem ficar em suas mãos.
Um dos maiores expoentes da psicologia, o alemão Friedrich Nietzsche dizia que há sempre um pouco de loucura no amor e um pouco de razão na loucura. A verdade é que mulher gosta que dê atenção ao que elas dizem, por isso elas gostam mais de homens calados, porque dão a impressão de que prestam atenção ao que elas dizem. Como já fui casado, nesta filosofia toda o que posso dizer é que segundo o ditado popular, mulher é por pouco tempo, mas ex-mulher é para a vida toda.
A verdade é que a mulher que se casar com um reptiliano, como nossa amiga, a primeira coisa, a saber, é que o ser reptiliano tem tendências e atitudes básicas! Sua energia é focada para a satisfação de seus instintos egoísticos, hora utilizando da força impositiva, hora manipulando a sangue frio.
Na BioPsicologia se estuda que cada glândula endócrina tem seus "vrttis", ou seja caracteristicas próprias. A glândula que predomina no ser reptiliano é a glândula gônadas, que produz testosterona nos homens e estrogênio nas mulheres.
Os "vrttis", ou tendências, do ser reptiliano são: dominância (não sabe perder), desdém (aquele famoso sorriso sarcástico de canto de boca que irrita), indiferença (a outra pessoa sofrendo e ele nem aí), autoindulgência (se perdoa fácil pelo que faz), autodestrutividade (a outra pessoa sente que ele está se matando com suas atitudes e ele não percebe) impiedade (a falta de compaixão), falta de autoconfiança (vende coragem, mas é dependente de pessoas ou situações), estupor psiquíco (ainda não acordou para nada disso que estamos enfatizando), ou seja, em termos de sentimento, ele ainda está em consciência de sono!
Para concluir um pensamento popular: "O ciúme é como pimenta. Se pouquinho o sabor aumenta, se for muito queima e faz chorar".
Luiz Antonio Silva, palestrante e consultor de RH. messenger: la-silva@hotmail.com
Este e outros textos estão disponíveis no site www.pharol-rh.com.br
Psigama Conscientização e Treinamento
Palestras, Cursos e Workshops
pharol@pharol-rh.com.br Fone/Fax: (047) 3645-2073
Deixe seu comentário