logo RCN

?Tecnologias verdes?

Marcelo Lago Tecnólogo em Saneamento Ambiental - Unoesc marcelotsa@yahoo.com.br

 

Inúmeros equipamentos permitem economizar água em casa ou no escritório, embora nem todos estejam disponíveis no Brasil. Um dia você ainda terá um deles. Mais cedo ou mais tarde! Por vontade própria ou necessidade!

Desligamento automático: existem vários modelos de torneiras para pias e chuveiros que liberam água por apenas 30 segundos, a menos que sejam tocados novamente. Elas são especialmente comuns em clubes e shopping centers, onde o consumo é maior.

Banheiro de avião: os vasos sanitários instalados em aviões, onde há pouco espaço de estocagem de água, são muito econômicos. Suas descargas usam um sistema de sucção a vácuo, capaz de economizar 80% de água em relação às tradicionais, embora tenha a desvantagem de precisar de eletricidade para a produção do vácuo.

Descarga de duas marchas: comuns na Europa, são vasos sanitários com dois tipos de descarga, que liberam volumes diferentes de água conforme necessidade.

  Dicas ambientais

Todo consumidor de água pode ajudar a economizá-la, abandonando hábitos arraigados.

No banheiro:

·         Reduza o tempo de banho e economize pelo menos seis litros por minuto;

·         Encha a banheira só até a metade;

·         Feche a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes. Você economizará de 10 a 20 litros por minuto;

·         Instale descargas de vaso sanitário de baixo consumo e aeradores nas torneiras (redinhas que se encaixam no bocal). Se a caixa-d'água for acoplada ao vaso, coloque dentro dela uma garrafa plástica cheia d'água  e tampada, para diminuir o volume gasto;

·         Não jogue lixo no vaso;

·         Não dispare a descarga desnecessariamente;

·         Não usa a mangueira como vassoura  - primeiro limpe o local e depois lave.

Na cozinha e na lavanderia:

·         Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Ela desperdiça de 10 a 20 litros por minutos, enquanto uma cuba cheia d'água não gasta mais do que 38 litros, no total;

·         Compre modelos de máquinas de lavar roupas e louça que consomem pouca água. Só ligue os equipamentos quando estiverem cheios. Prefira usar o ciclo mais curto;

·         Instale aeradores nas torneiras, que diminuem o volume consumido, porém não sua eficácia.

No lazer:

·         lave o carro ou o quintal com balde, não com mangueira. Se quiser, use dois baldes, um com água e sabão, outro com água limpa.

Por toda a parte:

·         Feche bem as torneiras. Uma torneira que goteja lentamente perde cerca de 50 litros por dia.

·         Chame um encanador para que ele elimine todos os vazamentos da casa.

 

Anterior

Loteamento Parizzotto

Próximo

CNEC rumo 2010

Deixe seu comentário