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O TEMPO jornal de fato

Capinzal em 100 dias: resumo do 1º trimestre de 2025

Os primeiros 100 dias do ano foram de muito trabalho e dedicação para atender às necessidades da população de Capinzal. Nesse período, diversas ações foram realizadas para melhorar serviços essenciais e oferecer mais qualidade de vida a todos.

Da manutenção de espaços públicos às melhorias na saúde e educação, cada iniciativa teve um único propósito: fazer a diferença no dia a dia da comunidade. Com transparência e compromisso, seguimos avançando para construir uma cidade cada vez melhor. Confira um resumo do que foi realizado até agora:

SAÚDE

-        Novos Horários e Acesso Facilitado - Abertura da Unidade de Saúde Central às 06h30, com funcionamento contínuo sem fechar ao meio-dia;

-        Criação do Programa “Renova Fácil”, para a renovação de receitas em períodos semanais pré-estabelecidos;

-        Agendamento otimizado - Redução de filas e melhor acesso aos serviços de saúde;

-        Retomada da construção de unidades de saúde nas áreas rurais;

-        Reorganização da farmácia e estoque de medicamentos;

-        Otimização das áreas de atendimento para maior conforto dos pacientes;

-        Adequação na Unidade Central - Reformas estruturais para melhorar a acessibilidade e o fluxo de atendimento;

-        Combate à Dengue: desinsetização e tratamento regular das bocas de lobo para eliminar focos do mosquito; Formação do Comitê Dengue com equipe especializada para coordenar ações preventivas; realização de campanhas educativas para a população sobre prevenção; Monitoramento - Vigilância constante de áreas de risco e casos reportados;

-        Equipe Multi para Idosos - Atendimento especializado com profissionais de diversas áreas da saúde;

-        Capacitação Contínua - Treinamentos regulares para atualização dos profissionais de saúde;

-        Cadastramento de moradores em áreas rurais;

-        Parceria com municipio de Zortea para atendimento da população da comunidade Vista Alegre;

-        Reuniões com Equipes - Encontros periódicos para alinhamento de protocolos e procedimentos

-        Setor de Leite e Fraldas: Espaço reorganizado para melhor conservação e distribuição dos produtos; Sistema otimizado para entrega de leite e fraldas às famílias cadastradas; Atendimento Humanizado com foco no acolhimento e orientação às famílias beneficiadas pelo programa. São 339 cadastros ativos após revisão cadastral;

-        Mudança de sala de medicamentos alto custo. Novo espaço dedicado ao atendimento especializado;

-        Ampliação de Serviços - Planejamento para inclusão de novos projetos; Adequação laboratório endemias e do ESF Lar Imóveis;

-        Contratação de Assessoria especializada em licitação para captação de recursos.

-        EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

-        DIRETORIA DE ENSINO:

-        Creche de Férias: atendimento de aproximadamente 150 crianças no CMEI Pinguinho de Gente e Creche Primeiros Passos janeiro/2025;

-        Acolhida das Equipes Gestoras: Recepção e orientação de diretores e coordenadores pedagógicos;

-        Visita da Equipe de Ensino: Presença nas unidades escolares no início do ano letivo;

-        Assembleia de Pais: Participação em assembleias de pais: fortalecendo o diálogo escola e comunidade.

-        Encontros Pedagógicos: planejamento por área do conhecimento;

-        Apoio ao Seminário da LEEI e Síndrome de Down;

-        Formação para Profissionais de Apoio: Capacitação para o trabalho de suporte ao aluno;

-        Equipe Multiprofissional: visita de psicólogos às escolas semanalmente;

-        Termo de Cooperação com a AFUBRA: atividades ambientais nas escolas;

-        Iniciação Profissional: seminário com o Senai e oficina de culinária criativa

-        Parceria com Cresol: atividade Juventude Cooperativista 70 alunos;

-        Acompanhamento da Reforma da Escola e Ginásio Bernardo Moro Sobrinho e da construção de passarela da Escola Vilson Pedro Kleinubing;

-        Aquisição de conjuntos para refeitórios, totens, eletrodomésticos para cozinha, impressoras 3D elivros didáticos de inglês para 3º, 4º e 5º ano.

DIRETORIA DE CULTURA

-        Credenciamento de artistas locais e contratação de profissionais para as oficinas da Escola de Música;

-        Projeto Capinzal em Movimento: apresentações itinerantes de teatro e contação de histórias;

-        Oficinas culturais: atendimento a aproximadamente 1100 alunos em diversas localidades;

-        Cursos Oferecidos: Técnica vocal, flauta doce, teclado, acordeom, viola, violão, ukulele, violino, fanfarra, banda municipal, teatro infantil, dança gaúcha/italiana, arte urbana, artesanato, pintura em tela/tecido, entre outros;

-        Ballet: 180 alunos de 3 a 16 anos, com expansão para a Escola Dr. Vilson Pedro Kleinubing;

-        Inclusão: Atendimento a 13 alunos com deficiência (PCD);

-        Realização do Carnaval Infantil, com público estimado em 500 pessoas.

BIBLIOTECA PÚBLICA

-        Organização de documentos regulatórios e grupos de estudos;

-        Projeto "Lê pra mim?" – Estímulo à leitura para crianças menores de 4 anos;

-        Projeto Biblioterapia para Idosos – Intermediação de leitura para a terceira idade;

-        Projeto "Aqui Você Encontra" – Divulgação de coleções e acervo da biblioteca;

-        Retomada do Projeto "Entardecer com Histórias" quinzenalmente.

DIRETORIA DE TRANSPORTE

-        1250 estudantes atendidos em 17 linhas municipais e 8 terceirizadas;

-        Acompanhamento da quilometragem das linhas e organização da escolha para otimização dos trajetos.

-        Revisão e manutenção completa da frota do transporte escolar;

-        Aquisição de um ônibus e uma van para ampliar a frota;

-        Redução de uma linha terceirizada noturna, com substituição por veículo próprio;

-        Ampliação de 80 km para atender estudantes do interior no período noturno;

-        Atendimento a estudantes da Rua Maximiliano Toaldo.

-        Transporte para cursos técnicos;

-        Repasse para ACAP (universidades).

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (FME)

-        Reunião com dirigentes esportivos;

-        Planejamento da Taça Meio Oeste de Bocha e lançamento das fichas para os campeonatos de Futebol municipal (aspirantes/titulares) e Bocha municipal por equipes;

-        Início das Escolinhas da FME. Modalidades: futsal, voleibol, futebol, karatê, jiu-jitsu, bocha e handebol;

-        Participações: Taça Meio Oeste; Campeonato Municipal de Bocha; 1ª Copa FEBOSC (masculino e feminino); 2ª Copa FEBOSC Feminina por Equipes (Timbó-SC); Taça FEBOSC Masculina; Estreia da Bocha Feminina e Masculina na Taça Meio Oeste; Início do Campeonato Municipal de Futebol de Campo (aspirantes e titulares); Torneio Hae Condo/Hae Boxe em Santa Helena-PR; Super Copa de Futsal; Atletismo JESC 2025 (categorias 10/12/14/16 anos); Etapa Municipal dos JESC (12/14 anos e 15/17 anos) e JASTI – Etapa Municipal (Jogos Abertos da Terceira Idade).

-        INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES

-        Implantação de telefone WhatsApp para facilitar o contato com a população;

-        Organização da secretaria e melhoria na estrutura interna;

-        Identificação de ambientes para facilitar a localização e otimizar o atendimento;

-        Instalação de câmeras de segurança para reforçar a segurança no local;

-        Manutenção de 40 km de estradas no interior para melhorar o tráfego e o escoamento da produção;

-        Implantação do programa "Cidade Limpa", com foco na remoção de galhos e entulhos;

-        Resolução de problemas na coleta de lixo, garantindo maior eficiência no serviço;

-        Coleta de rejeito de asfalto na SC-467, no trecho entre Capinzal e Zortéa;

-        Programa de apoio ao agricultor, disponibilizando trator de esteira e draga para serviços essenciais;

-        Programa de apoio às empresas, oferecendo trator e draga para facilitar obras e melhorias estruturais.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

-        Realização da Festa do município – 76 anos de Capinzal;

-        Encontro com contabilidades de Capinzal e cidades vizinhas para análise e melhoria do sistema;

-        Eleição da nova diretoria da INCOTUR;

-        Participação na Alesc em Florianópolis para assinatura do Tratado de Inovação Catarinense em busca do selo de Cidade Inovadora;

-        Decisão de pareceres e levantamento de dados na INCOTUR;

-        Treinamento para atualização do site de turismo e do site do município;

-        Participação no ato inaugural da Associação Comercial do Baixo Vale do Rio do Peixe (ACIRP).

-        Visitas institucionais à APAE e grupos da terceira idade do Loteamento Parizotto e Centro;

-        Reunião com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Silvio Dreveck, para captação de recursos para a área industrial;

-        Reuniões: Vereadores municipais; Sebrae; Senai/lel/Fiesc; Sindicato Rural de Capinzal; Conselho da Cidade; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Conselho da Defesa Civil; AMPECO (Núcleo do Turismo); Empresas da área industrial; escoteiros; Ponta de Eixo Off-Road; Equipe Oeste Race, entre outras.

PLANEJAMENTO

-        Continuidade dos projetos estruturais e estratégicos;

-        Captação de recursos e planejamento de novas iniciativas;

-        Fiscalização e acompanhamento das obras em andamento: Pavimentação do acesso à comunidade de São Roque; Revitalização da Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito; Revitalização do centro comunitário no loteamento Colina.

-        Captação de recursos e convênios: Parcerias com Governo do Estado e Governo Federal;

-        Gestão dos convênios e emendas parlamentares;

-        Acompanhamento de projetos em licitação para a pavimentação da Rua José Cadorin e pátio do Ginásio de Esportes Dileto Bertaiolli.

-        Projetos Estruturais: Construção UBS do Loteamento Recanto dos Pássaros: ajustes solicitados pelo Governo Federal entregues; - Pavimentação asfáltica da Linha Residência: análises técnicas, visitas in loco e conclusão dos ajustes finais para o envio à licitação;

-        Estudos para pavimentação de ruas nos loteamentos Maximiliano Toaldo, Novo Horizonte, Recanto dos Pássaros e Verdes Campos;

-        Planejamento Habitacional: reuniões realizadas com a Caixa Econômica Federal e demais órgãos pela estruturação de um plano habitacional, com foco em famílias em situação de vulnerabilidade; contato com os representantes das comunidades para o parecer de demandas.

-        Formalização de pedidos de recursos para construções de escolas infantis;

-        Ampliação de espaços de saúde e aquisição de ambulâncias para o atendimento móvel;

-        Desenvolvimento de complexos esportivos.

Ao longo desses 100 dias, cada ação executada reflete o compromisso com o bem-estar da população e o desenvolvimento do município. Ainda há muito a ser feito, e os esforços continuam para aprimorar os serviços e atender às demandas da comunidade. Capinzal segue crescendo com trabalho, planejamento e dedicação.

Para conferir mais ações e fotos, acesse o site do município: capinzal.sc.gov.br.


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