AMPLASC apresenta relatório de serviços prestados aos Municípios entre 2021/2024
Focada em promover o desenvolvimento regional por meio de serviços e projetos aos sete Municípios que a compõe, a AMPLASC encerra o ciclo das gestões 2021/2024 com uma série de ações desenvolvidas pelas equipes técnicas das engenharias, movimento econômico, colegiados temáticos e secretaria executiva.
Neste mês, durante assembleia de prefeitos (as) (04/12) houve apresentações de relatórios que demonstram o quantitativo de serviços prestados aos municípios neste ano. Cada setor pôde expor, de forma detalhada, obras e serviços que tiveram assessoramento da AMPLASC.
Engenharia Civil:
A partir da demanda apresentada pelo Município inicia-se a discussão e estudo de viabilidade técnica para elaboração dos projetos. Quando em execução da obra ainda há a fiscalizações, medições, reprogramações e justificativas, dependendo o caso. Para isso, o setor conta com Engenheiro Agrimensor, Desenhista, Arquiteta e Engenheira Civil.
Entre os destaques nestes últimos 4 anos relacionam-se as confecções de projetos de asfaltamento rural (Brunópolis, Campos Novos e Celso Ramos), alguns concluídos ou em fase final de pavimentação, ainda suporte na regularização de imóveis urbanos pelo REURB (Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos, Vargem e Zortéa) e, projetos arquitetônicos de revitalização casa da cultura e decoração Natal 2024 de Campos Novos, além de rua coberta nos Municípios de Abdon Batista e Zortéa.
Engenharia Ambiental:
No ano de 2024 o departamento de engenharia ambiental desenvolveu diversos serviços, tais como: projetos de captação e distribuição de água, projetos de estação de tratamento de esgoto sanitário, outorga de poços artesiano, projeto sustentabilidade de tratamento de resíduos domésticos, projeto de educação ambiental nas escolas, além de licenciamento ambiental de atividades desenvolvidas pelos Municípios.
Os destaques ficam para projeto de coleta e tratamento de esgoto em Brunópolis, com maior valor destinado à Município da AMPLASC para tal feito (R$ 5.066.310,75) e a implantação de Estação de Tratamento de Água em Abdon Batista, com captação de água superficial (Rio Canoas).
Colegiados:
Os colegiados da AMPLASC reúnem os gestores e secretários dos sete munícipios associados dentro de determinados eixos temáticos. São 11 grupos de trabalhos das áreas de Educação, Cultura, Contadores e Controle Interno, Habitação, Saúde, Comunicação, Agricultura, Nutricionistas, Assistência Social, Turismo e Esporte.
O fruto destas discussões reflete no compartilhamento de informações e ações nos Municípios. Sendo que recentemente houve reconhecimentos na esfera Estadual e Federal de alguns colegiados.
Abdon Batista e Zortéa foram condecorados com o 1º Prêmio SC que Cuida, distinção pela execução da Política de Assistência Social e na Educação foram selecionados com Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, categoria Ouro, os Municípios de Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos e Vargem.
Movimento Econômico:
Este serviço é primordial na garantia do retorno econômico aos municípios da AMPLASC. É uma ação administrativa que pleiteia a devolução correta dos setores de produção da região.
Num comparativo de 2020 até 2023 a região teve um crescimento de 91,3% do valor adicionado que representa a agregação de riqueza na produção e comercialização de bens e serviços intermunicipais sujeitos ao ICMS. Outro feito deste departamento relaciona-se com o trabalho de orientação aos Municípios para implantação da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica, que será obrigatória a partir de Fevereiro 2025.
Secretaria Executiva:
Sua primordial função é na defesa das pautas Municipalistas e demandas da região elencadas em Assembleia de Prefeitos. Com atuação administrativa e política destacam-se nos últimos anos audiências públicas na seara educacional (IFC/Escola Cívico Militar), abordagens da saúde (Secretária de Estado/Hospital Dr. José Athanásio), e apontamentos de obras de infraestrutura rodoviária, atendidas pelo Governo do Estado (pavimentação SC-452 Vargem/Abdon, Pavimentação SC-390 Celso Ramos/Anita Garibaldi e Estadualização da SC-455 Abdon/Campos Novos).
Ainda o Secretário Executivo solicitou apoio às pautas da região da AMPLASC aos deputados da ALESC e esteve em Brasília/DF para intermediação de ações que carecem do apoio Federal.
Outras ações:
Além do suporte direto aos Municípios, a AMPLASC também auxilia com elaboração de projetos entidades como a AMA (clínica/sede/centro equoterapia), Hospital Dr. José Athanázio (quartos particulares), UPA (lavanderia e alojamentos), Bombeiros (sede própria) e Polícia Militar (construção de muros e cercas no quartel).
Reconhecimento:
Finalizamos este ano também com o reconhecimento da ALESC com Moção de Aplausos pelos 27 anos de nossa existência.
A cada quadro anos há mudança ou não nas gestões dos municípios, momento que a AMPLASC renova o compromisso com a defesa do municipalismo e suporte aos próximos gestores que assumem em 2025.
Ainda temos uma série de desafios em defesa da nossa região mas, o espírito associativista que é a essência do nosso povo, faz com que a AMPLASC siga representando o Planalto Sul Catarinense.
Fonte: ASCOM AMPLASC
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário