logo RCN

Município de Lacerdópolis

Município de Lacerdópolis comemora aniversário com bolo de 43 metros

As festividades alusivas de emancipação Político-Administrativa foram desenvolvidas no período de 04 a 26 de novembro.

 

A programação alusiva foi realizada na área rural e urbana de Lacerdópolis, sendo prestigiado pela comunidade local e em nível regional.

Eventos: Café Colonial, matinê dançante, celebração da Santa Missa, festa de comunidade, lançamento do Livro ?Lacerdópolis: Nossa Gente, Nossa Terra?, final do Campeonato Municipal de Futebol de Salão (Categoria pré-mirim, mirim e infantil), Campeonato Citadino de Gaiolas, Campeonato Citadino de Gaiolas - Força Livre - Motos força livre), Festival de Dança de Lacerdópolis, Almoço Festivo, Formatura dos Alunos do PROERD, Dia Esportivo de Futebol Suíço.

O momento mais esperado aconteceu na data de 11 de novembro, dia da realização das Festividades do Município com corte de bolo de 43 metros.

História de Lacerdópolis - A colonização da região onde se localiza Lacerdópolis teve início no século XX, a partir da construção da estrada-de-ferro entre Rio Grande do Sul e São Paulo. A empresa Mosele & Eberle, responsável pelo trecho local da ferrovia, criou duas comunidades para atrair imigrantes de ascendência italiana: o Núcleo Colonial do Rio Capinzal e o Núcleo Colonial de Barra Fria. Numerosas famílias oriundas das cidades gaúchas de Caxias do Sul e Bento Gonçalves estabeleceram-se e instalaram pequenas casas comerciais, moinhos e cantinas de vinho. Formou-se a vila de Barra Fria, anexada ao município de Capinzal em 1961, quando passou a distrito. O nome Lacerdópolis é uma homenagem ao governador Jorge Lacerda, morto num acidente aéreo. O município emancipou-se em novembro de 1963.

Turismo - Lacerdópolis é um pequeno município às margens do Rio do Peixe, com poucas ruas e casas. Mais da metade de sua população vive no campo, em minifúndios, sustentando-se principalmente da suinocultura e do cultivo de milho. Os empresários rurais trabalham integrados com as indústrias alimentícias Sadia, Chapecó e Perdigão. A tradição de criar suínos foi trazida pelos imigrantes italianos ? para sobreviver eles precisavam de animais que em pouco tempo estivessem prontos para o abate (cinco meses, no caso dos suínos). Com menor expressão destacam-se a avicultura, o cultivo de trigo, a criação de gado de corte e de leite e o plantio de feijão e de arroz.

Como Chegar - O principal acesso é a SC-303. Lacerdópolis localiza-se na estrada entre Capinzal e Joaçaba.

Serviços - Prefeitura Municipal ? (49) 552-0188.

Data de fundação - 11 de novembro de 1963.

Data festiva - 04 de outubro (Dia de São Francisco de Assis).

Principais atividades econômicas - Agropecuária.

População - 2.173 habitantes.

Colonização - Italiana.

Principais etnias - Italiana.

Localização - Meio-Oeste, na microrregião de Joaçaba, a 426km de Florianópolis.

Área - 69km2.

Clima - Mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 18°C.

Altitude - 513m acima do nível do mar.

Cidades próximas - Capinzal, Joaçaba, Herval do Oeste, Luzerna, Ouro.

Características - O pequeno município sustenta-se graças à criação de suínos e ao cultivo do milho, que vende para a indústria alimentícia.

Anterior

Pastoral da Família 10 anos

Próximo

Noite das lanternas

Deixe seu comentário